Reunião do CR da ADunicamp: Fórum das Seis avança na composição da pauta da Data-base/2023


O Fórum das Seis, reunido pela terceira vez nesta terça-feira, 28 de fevereiro, com grupos técnicos do Cruesp, já avança na análise dos números e dos recursos das Universidades Paulistas, para compor a pauta de reivindicações da Data-base/2023. A previsão é que a proposta de pauta esteja concluída para ser apresentada às assembleias de base ao longo deste mês de março.

Essa informação foi transmitida pela presidenta da ADunicamp, professora Sílvia Gatti (IB), na reunião do CR (Conselho de Representantes) da entidade, realizada também nesta terça-feira. Ela afirmou que a reunião anterior com técnicos do Cruesp, ocorrida em 27 de janeiro, foi muito produtiva. “Nossas solicitações e exposições ficaram muito claras. E eles também nos encaminharam os números que pedimos e que posteriormente já foram analisados”, afirmou.

Os resultados dessa terceira reunião, realizada na sede da ADunicamp, serão divulgados nos próximos dias em um novo Boletim do Fórum das Seis, assim como ocorreu após os encontros anteriores. “O cenário não é muito bom em termos de arrecadação e de previsão de arrecadação. Por isso é muito importante que acompanhemos com atenção e estejamos unidas e unidos na condução da nossa Data-base”, avaliou Sílvia.

A professora Sílvia também fez um breve relato, a conselheiros/as do CR, sobre as principais deliberações do 41° Congresso do ANDES-SN, do qual ela participou como integrante titular da delegação da ADunicamp. Para ela, os quatro pontos principais foram a decisão da desfiliação do ANDES-SN da central sindical CSP Conlutas; a definição das quatro chapas que concorrerão às novas eleições em maio; a escolha de Recife para a realização do 42° Congresso e, por fim, a expulsão do professor de uma universidade pública brasileira por assédio moral e sexual.

“Este último caso tem um significado importante, pois coloca em foco uma discussão essencial. Mesmo dentro do ANDES-SN nós vemos que ainda existem algumas posições machistas e misóginas. E isso precisa ser duramente questionado e alterado”, defendeu.

CONSELHO DE SAÚDE

As professoras Daniele Kassada (FEnf) e Filomena Vilela (FEnf), novas representantes da ADunicamp no Conselho Municipal de Saúde e que tomam posse nesta quarta-feira, 1° de março, para a gestão 2023/2026, foram apresentadas aos integrantes do CR e reafirmaram a importância da participação de entidades representativas de docentes no conselho.

“Essa representação da ADunicamp é muito importante, pois é a partir do Conselho que a população tem uma participação mais efetiva nas decisões e gestão da saúde pública”, defendeu a professora Filomena.

O Conselho é constituído por 50% de representantes usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), 25% de trabalhadores na área de saúde, segmento integrado pela ADunicamp, e 25% de gestores. “O Conselho tem ampla representatividade. Tem possibilidade de fiscalizar e traçar as políticas públicas. A nossa participação e envolvimento nas políticas públicas de saúde é fundamental”, avalia a professora Daniele.

Na reunião desta terça-feira, o CR também aprovou com 100% de votos favoráveis e duas abstenções, a súmula da reunião anterior, realizada em 30 de novembro de 2022.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *