RETOMADA DAS ATIVIDADES: CARTA ABERTA À REITORIA DA UNICAMP

Embora haja visões divergentes sobre o retorno entre as entidades STU e ADunicamp, comungamos da opinião de que a retomada das atividades, em particular na graduação, prevista para dia 14 de março, requer um esforço dos gestores e membros da comunidade para possibilitar o melhor enfrentamento possível dos riscos e incertezas da pandemia. Neste cenário, STU e ADunicamp, como entidades representativas, têm solicitado máxima transparência das informações sobre a COVID-19 nos campi universitários.

A população do campus de Barão Geraldo é maior que aquela da maioria das cidades brasileiras e é necessário um Boletim Epidemiológico de nossos espaços que permita à comunidade compreender a evolução da pandemia nos campi e avaliar as medidas de proteção que estão sendo propostas.

O Boletim precisa oferecer acesso a informações qualificadas, como o número de óbitos, de casos, os números absolutos e proporcionais em cada categoria (estudantes de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos, docentes, trabalhadores da saúde e terceirizados), a distribuição espacial dos casos NA UNIVERSIDADE (e não nas cidades da região), número de afastamentos por síndrome pós-covid, distribuição por estrato social, idade, sexo, etnia, comorbidades e vacinação.

Também é importante que as medidas de proteção da comunidade sejam pautadas pelo conhecimento científico atualizado e pelo princípio da precaução. Neste sentido, reivindicamos a distribuição e orientação do uso adequado de máscaras para todos/todas de nossa comunidade.

ADunicamp e STU