Laboratório Cisco realiza pré-estreia da série Da Nascente à Foz na ADunicamp


Da Nascente à Foz é uma road série documental que percorre, da nascente à foz, sete dos mais importantes rios brasileiros. O Brasil é o berço das águas doces do planeta. As duas maiores bacias hidrográficas do mundo estão aqui. Este recurso natural é o mais valioso patrimônio que qualquer nação almejaria ter. O maior bem da terra. Seria razoável pensar que o país que fosse banhado por tão numerosos rios zelasse por eles acima de qualquer outra coisa. Porém, a gestão hídrica dos rios brasileiros é uma catástrofe social e ambiental sem precedentes. Poluição, contaminação química, desmatamento das matas ciliares e uso exclusivo das águas para produção de energia elétrica são apenas alguns dos problemas em torno do tema. Pescadores sendo expulsas de suas terras tradicionais, etnias indígenas marginalizadas e criminalizadas e um avanço avassalador do agronegócio sobre florestas e áreas de preservação ambiental conformam o viés social da questão.
Da Nascente à Foz propõe um olhar sócio-ambiental sobre os rios brasileiros e percorre principalmente regiões de conflitos às suas margens. Através de uma linguagem por vezes poética, a série denuncia os graves crimes realizados no Brasil contra seu patrimônio hídrico. Reflete, em tempo, sobre o futuro de nossos rios.
No primeiro episódio da série vamos juntos descobrir o São Francisco – o rio mítico do Brasil. Desde as guerras do cangaço até as grandes barragens, ele está no imaginário de todos e todas. O que não se imagina é que ele está quase sem água. A transposição do rio São Francisco leva água para a caatinga. Logo abaixo, os Kariri-Xocó vivem uma estiagem contínua. Na sua foz, este rio que outrora empurrava o mar, agoniza em silêncio.
PROGRAMAÇÃO
18h: Coquetel de abertura
19h: Pocket show com João Arruda (trilha sonora original da série)
19h30: Exibição do episódio sobre o rio São Francisco parte 1 e 2
20h: Debate


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *