História do Dia da Mulher


O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorada em muitos países ao redor do mundo. Quando as mulheres em todos os continentes (muitas vezes divididas por fronteiras nacionais e por diferenças étnicas, linguísticas, culturais, econômicas e políticas) se reúnem para comemorar seu dia, elas resgatam a cada ano uma tradição de não menos de 90 anos de luta pela igualdade , justiça, paz e desenvolvimento.
O Dia Internacional da Mulher refere-se às mulheres comuns como fabricantes de história e está enraizado na luta secular das mulheres pela participação na sociedade em igualdade com os homens.
Na Grécia antiga, Lisístrata iniciou uma greve sexual contra homens para acabar com a guerra; na Revolução Francesa, as mulheres parisienses pedindo “liberdade, igualdade e fraternidade” marcharam sobre Versalhes para exigir o sufrágio feminino.
A ideia do Dia internacional de Mulheres tomou força no final do século XIX, que foi um período de expansão e turbulência no mundo industrializado, com forte crescimento da população e a consolidação de ideologias de defesa do trabalhador e de grupos sociais.
CRONOLOGIA

  • 1909

De acordo com uma declaração do Partido Socialista dos Estados Unidos da América em 28 de fevereiro foi realizada nos Estados Unidos o primeiro Dia Nacional da Mulher, eles continuaram a celebrar o último domingo de fevereiro até 1913.

  • 1910

A Internacional Socialista, reunido em Copenhague, proclamou o Dia da Mulher, de caráter internacional, para homenagear o movimento pelos direitos das mulheres e para ajudar a conseguir o sufrágio universal para as mulheres. A proposta foi aprovada por unanimidade a conferência de mais de 100 mulheres de 17 países, incluindo as três primeiras mulheres eleitas para o parlamento finlandês. Sem uma data fixa para a celebração.

  • 1911

Como resultado da decisão tomada em Copenhague no ano anterior, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela primeira vez (19 de março) na Áustria, Dinamarca e Suíça, com comícios nos quais participaram mais de um milhão de mulheres e homens. Além do direito de votar e ocupar cargos públicos, eles exigiram o direito ao trabalho, à formação profissional e contra a discriminação no trabalho.

  • 1913-1914

No quadro dos movimentos de paz que surgiram na véspera da Primeira Guerra Mundial, as mulheres russas comemoraram em 1913 seu primeiro Dia Internacional da Mulher com data marcada para o último domingo do mês de fevereiro. No resto da Europa, mulheres fizeram manifestações em torno do dia 8 de março do ano seguinte para protestar contra a guerra ou para expressar solidariedade com outras mulheres.

  • 1917

Com 2 milhões de soldados russos mortos na guerra, as mulheres russas novamente escolheram o último domingo de fevereiro para iniciar o movimento e a greve por “pão e paz”. Os líderes políticos criticaram o momento da greve, mas as mulheres a fizeram qualquer maneira. O resto é história: Quatro dias depois o Czar foi forçado a abdicar e o governo provisório garantiu às mulheres o direito de votar. Esse domingo histórico caiu em 23 de fevereiro no calendário juliano então em uso na Rússia, mas em 8 de março no calendário gregoriano usado em outros países.

  • 1975

Coincidindo com o Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas celebraram o Dia Internacional da Mulher, pela primeira vez em 8 de março.

  • 1995

A Declaração e a Plataforma de Beijing, documento assinado por 189 governos, há 20 anos, definiu a agenda para a realização dos direitos das mulheres.

  • 2014

A 58ª Sessão da Comissão sobre o Status da Mulher (CSW58), durante a reunião anual realizada nos Estados para tratar de questões de igualdade de gênero, definiu que deveria focar nos “desafios e conquistas para a implementação, no programa Metas do Milênio, de políticas voltadas para o desenvolvimento de mulheres e meninas”. As entidades das Nações Unidas e organizações não-governamentais credenciados pelo ECOSOC discutiu os progressos alcançados e os desafios restantes no cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A ONU e Igualdade de Gênero

A Carta das Nações Unidas, assinada em 1945, foi o primeiro acordo internacional para afirmar o princípio da igualdade entre mulheres e homens. Desde então, a ONU ajudou a criar um legado histórico de estratégias, políticas, programas e acordos internacionais voltados para a melhoria da situação das mulheres no mundo.
O empoderamento das mulheres continua a ser um elemento central dos esforços da Organização para enfrentar os desafios sociais, econômicos e políticos em todo o mundo.

Leia também


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *