Exposição do Acampamento Marielle Vive na Estação Cultura em Campinas/SP


A luta das famílias pela Agroecologia e a Reforma Agrária Popular em diálogo com a sociedade

No dia 18 de Junho de 2022, o Acampamento Marielle Vive! do MST, situado em Valinhos/SP, lançou a exposição “Agroecologia, trabalho, direito de existir: a luta das famílias do Acampamento Marielle Vive!” na Estação Cultura no Centro de Campinas/SP. A ADunicamp, apoiadora do evento, forneceu transporte para a comunidade da Unicamp.

A ideia da exposição fotográfica partiu da mostra realizada no acampamento Marielle Vive no dia 14 de abril de 2022, data que marcou o aniversário de 4 anos de ocupação e uso coletivo do território. Nesta ocasião, o retorno da comunidade à proposta da exposição foi extremamente positiva, em especial pela possibilidade de ver valorizado seus esforços nesses 4 anos de organização, luta coletiva e produção agroecológica. Assim, o coletivo de comunicação seguiu conspirando e articulando com muita dedicação, junto a vários parceiros e parceiras, o que culminou na exposição que pode ser vista por pelo público na Estação Cultura  em Campinas até o dia 31 de julho de 2022.

Fazer exposições na área central de Campinas é tarefa fundamental na nossa luta pela reforma agrária popular, é parte da missão da batalha das ideias por um mundo mais justo e eco responsável. Para construir esse mundo é também urgente debater e exercitar formas de comunicação participativas e comunitárias. Por isso, a exposição também busca cumprir a tarefa de colocar em pauta o direito à comunicação e memória coletiva, livre e com a cara da classe trabalhadora e camponesa. 

Para Gerson Oliveira, da direção estadual do MST “A exposição vem em um momento muito crítico da nossa política brasileira, já que no próximo dia 30 de junho se encerra a ADPF 828, que é a ação no STF que suspende os despejos durante o período da pandemia. Nós estamos em luta nesse momento para prorrogar por mais um período os efeitos dessa suspensão considerando o fato de que tivemos novas ondas de infecção recentes que vitimaram milhares de pessoas. O número de mortes diárias ultrapassa 160 vítimas diárias, então a pandemia ainda não acabou e os principais afetados por essa crise sanitária são os pobres, pretos, indígenas e os trabalhadores de modo geral das periferias que vivem nos acampamentos rurais. São 30 mil famílias no campo que estão ameaçadas de irem para as ruas, o que é muito grave e perigoso. É por isso necessário prorrogar a ADPF 828, pois milhares pessoas podem ir para ruas, passar fome e até mesmo ter de enfrentar a polícia na possível onda de despejo que pode ocorrer.”

Segundo Marília Fonseca, do coletivo de comunicação estadual do MST “O movimento não luta apenas por terra, luta pela transformação da sociedade através da Reforma Agrária Popular e Agroecologia e, para isso precisamos levar a realidade da nossa luta a toda sociedade. Ocupar espaços centrais de arte e cultura nos meios urbanos é fortalecer a luta por um mundo melhor, é fortalecer o combate às fake news que visam deslegitimar a luta do MST, e, em nosso caso, da luta das famílias que ocupam, resistem e produzem no Acampamento Marielle Vive.”

As atividades que integram a mostra – vídeos, rodas de conversas, apresentações artísticas – buscam dialogar com toda a cidade e mostrar nossa realidade, nossa luta que é pela vida, pela produção de alimentação e relações saudáveis através da agroecologia e de valores comunitários pro campo e para a cidade.

A construção destas ações têm tido a participação de muitas mãos, com muito trabalho, carinho e união de muitas pessoas, coletivos e grupos culturais que se envolveram.

O evento de lançamento, no dia 18 de junho, foi muito fortalecedor dessa união, a exposição está maravilhosa, temos, além das 78 fotos clicadas por mais de 15 fotografa/os e acampades do território, maquetes, instalações, produções da juventude, barraco de lona aproximando o público da realidade da nossa luta do dia-a-dia.

Está imperdível! Venha prestigiar, compartilhe!

Viva o povo Sem Terra, Marielle Vive fica! Se o campo não planta, a cidade não janta! Despejo Zero! Prorroga STF!

Texto e Fotos: Sônia Fardin e Marília Fonseca

Siga nossas redes e acompanhe mais a nossa luta através do instagram: @acampamentomariellevivesp

#ExposiçãoMSTCampinas #MarilleViveNaEstaçãoCultura #MSTporDespejoZero #MarielleViveFica


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *