ADunicamp repudia declarações misóginas, racistas e preconceituosas do deputado Arthur do Val


A ADunicamp soma a sua voz às milhares de manifestações de repúdio às declarações sobre as mulheres ucranianas expressadas pelo deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, no momento em que se encontrava na Ucrânia, diante de uma legião de pessoas refugiadas, a maioria do sexo feminino.

A fala expressada por ele de que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”, além da abominável misoginia machista, revela também um preconceito social que não pode ser tolerado, ao apontar claramente o desejo da exploração sexual de uma classe social a partir da vulnerabilidade da pobreza. Como se não bastasse, na mesma declaração, ele diz que as mulheres ucranianas são mais bonitas do que as brasileiras, pois são “loiras e de olhos azuis”, expressão do mais puro e intolerável racismo.

As declarações, gravadas em um vídeo que ele enviou para seus amigos do MBL (Movimento Brasil Livre), se tornam ainda mais graves e aumentam a necessidade de serem permanentemente combatidas, pois partiram de um deputado eleito com quase meio milhão de votos e que sempre, em seu canal no Youtube, o Mamãe Falei, expressou opiniões misóginas e preconceituosas semelhantes.

A grande votação que teve mostra que esse tipo de pensamento e essa sucessão de preconceitos expressos em uma única declaração têm ancoragem em, pelo menos, grande parte de seu eleitorado e na cultura de origem escravocrata da qual o Brasil ainda não conseguiu se libertar.

Para a ADunicamp, o combate a toda forma de misoginia e preconceito deve ser diário e em todos os nossos ambientes: em casa, na escola, nas ruas, no trabalho.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *