ADunicamp defende prorrogação de liminar que impede despejos e desocupações


A ADunicamp, ao lado de centenas de instituições e entidades da sociedade civil, defende a prorrogação da liminar promulgada em dezembro de 2021 pelo STF (Supremo Tribunal Federal) proibindo desocupações e despejos durante a pandemia de Covid-19. A liminar perde a validade neste 31 de março e sua suspensão ameaça deixar sem moradia mais de 132 mil famílias no Brasil, incluindo as 450 famílias do Marielle Vive!, a maior ocupação agrícola do Estado de São Paulo.

Pedido de prorrogação da medida já foi pautado na Justiça pelo MPF (Ministério Público Federal), DPU (Defensoria Pública da União) e por partidos políticos e entidades da sociedade civil.

A ADunicamp entende que, apesar do declínio das mortes e casos graves na pandemia, graças à vacinação massiva, as sequelas sociais e econômicas deixadas pela Covid-19 persistem de forma grave no Brasil, com altíssimo índice de desemprego, aumento da vulnerabilidade social e insegurança alimentar em grande parte da população. Uma onda de despejos e desocupações neste momento agravaria ainda mais esse quadro trágico.

O Marielle Vive!, na cidade de Valinhos, abriga mais de mil pessoas que cultivam seus próprios alimentos na horta agroecológica e garantem para todos/as três refeições diárias. Ocupada em 2018, a área improdutiva e degradada, tem sido recuperada e preservada pelos/as ocupantes.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *