ADunicamp convida para o “Café na Roça” no assentamento Milton Santos do MST


A ADunicamp, em parceria com o STU, convida para o “Café na Roça”, uma visita ao Assentamento Comuna da Terra Milton Santos, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Americana, que acontecerá neste sábado dia 30 de abril, das 8h30 às 11h30.

A proposta desta ação social é conhecer o funcionamento de um assentamento do MST, produção de alimentos orgânicos, como vivem as famílias e a importância da agricultura familiar, para criarmos um grupo de consumo consciente de alimentos orgânicos produzidos pelos agricultores do assentamento com entrega quinzenal na Praça da ADunicamp.

A criação deste grupo de consumo consciente é uma iniciativa política, muito mais que o estabelecimento de um novo mercado, e tem como premissa o rompimento com a lógica atual de consumo, para que possamos partir para um sistema agroalimentar que beneficia quem produz e quem consome também, com redução do preço por meio do não uso dos atravessadores e o acesso direto aos produtores.

Durante a visita haverá roda de conversa e partilha com degustação de produtos produzidos pelas famílias assentadas (veja roteiro abaixo).

ADunicamp fornecerá gratuitamente transporte até o local, com saída programada da sede às 7h30 e retorno previsto para 12h30. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever até dia 28/04 pelo link https://forms.gle/W2RGABH8Q3tkYXJs8 .

Solicitamos, como forma de apoio ao assentamento, que cada participante faça uma contribuição a partir de R$ 10,00, para o café da manhã que será servido. Haverá também venda de produtos orgânicos como café, arroz, hortifruti, geleias, etc.

Importante: levar água, usar boné, roupas confortáveis para caminhada, usar protetor solar e disposição para caminhar.

Roteiro da Visita – Café na Roça, conhecendo um assentamento do MST – 30/04

7h20 – Saída da sede da ADunicamp (tolerância de atraso 10 minutos);

8h30 – Chegada com acolhimento e boas-vindas;

8h50/9h30 – Roda de conversa e partilha sobre como funciona uma ocupação, como se deu o assentamento, como vivem as famílias, importância da agricultura ecologia;

9h30 – Café da manhã preparado com produtos: café, suco, fruta da época, queijo, pão e bolo caseiros;

10h/11h – Caminhada pelo assentamento para conhecer sua produção;

11h/11h30 – Espaço para debate e encerramento;

12h30 – Chegada prevista na ADunicamp


2 Comentários

Fernando Piva

Olá! Problema resolvido. Link liberado. Att.,

Rosangela Leves

Prezado(a) Sr(a), Gostei muito da reportagem "ADunicamp convida para o “Café na Roça” no assentamento Milton Santos do MST", URL: https://www.adunicamp.org.br/noticias/adunicamp-convida-para-o-cafe-na-roca-no-assentamento-milton-santos-do-mst/, de 25/05/2022 e gostaria de utiliza-la como evidência para o THE Impact Rankings, ranking voltado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidades, mas notei que está faltando as imagens. Será que vocês conseguem resolver este probleminha e me dar um retorno para que eu possa utilizar esta URL em uma das respostas para o THE Impact Rankings. Desde já agradeço a atenção e colaboração. Atenciosamente, Rosangela Leves / rleves@unicamp.br Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário da Unicamp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *