ADunicamp comunica falecimento do professor Mohamed Habib


A ADunicamp comunica, com profundo pesar, o falecimento de um de seus diretores, o professor Mohamed Habib (IB), ocorrido na noite desta quarta-feira, 26 de janeiro. O enterro será realizado hoje (27/01/2022), às 15h, no Cemitério Parque das Acácias, localizado na Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, nº 4370 – Jardim Von Zuben – divisa Campinas / Valinhos.

Com a vida dedicada ao ensino, à pesquisa e à defesa permanente das causas ecológicas e humanitárias, o professor Mohamed está na Unicamp desde 1972, ano em que chegou ao Brasil, vindo do Egito, o seu país de origem.

Formado engenheiro agrônomo em 1964 pela universidade egípcia de Alexandria, onde também obteve o mestrado quatro anos depois, ele doutorou-se pela Unicamp em 1976 e passou a ser Livre Docente da Universidade em 1982. Em 1984 tornou-se Professor Adjunto do Instituto de Biologia e, a partir de 1986, Professor Titular. Ele continuou em suas atividades acadêmicas na Universidade como Professor Colaborador Convidado, mesmo após a sua aposentadoria em janeiro de 2012.

Com mais de 200 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de artigos em livros e apostilas didáticas em suas áreas de especialização (Entomologia, Ecologia Aplicada, Controle Biológico e Microbiano), o professor Mohamed teve também uma participação fecunda na vida universitária.

Orientou mais de 40 teses de doutorado e mestrado e foi eleito chefe do Departamento de Zoologia do IB para o mandato de 1985 a 1987 e atuou como Diretor do Instituto em dois períodos: de 1990 a 1994 e, depois, de 2002 a 2006. Também foi membro titular do Consu (Conselho Universitário), como representante eleito pelos professores MS-6 em períodos consecutivos, de 1995 a 1999. Em 1998 assumiu a coordenação de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp, para um período de quatro anos, e em seguida passou a ser Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade.   

Professor credenciado de Pós-Graduação em outras três universidades brasileiras, ele mesmo apontou em seu currículo a importância da atividade do cientista junto à sociedade e além dos muros da Universidade. “[Atuo como] incansável divulgador nas minhas áreas de conhecimento, tendo publicado algumas centenas de artigos nos diferentes meios da mídia, tratando de assuntos técnicos, culturais e sociais, além de ter proferido algumas centenas de Palestras e Conferências em diferentes universidades Brasileiras”, escreveu.

Em 1998 foi condecorado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso com a medalha “Direitos Humanos, o Novo Nome da Liberdade” por sua coautoria no “Manual Direitos Humanos no Cotidiano”, obra pioneira baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Recebeu também, em 1984 o título de “Grande Defensor da Ecologia”, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, que também lhe concedeu o título de “Cidadão Campineiro” em 1999.

A ADunicamp deixa aqui suas condolências aos familiares, colegas, alunos e amigos do estimado professor Mohamed Habib.


18 Comentários

SYLVIO BAND

Querido amigo, nos tratávamos como irmãos, ele muçulmano eu judeu. Companheiro de lutas por um mundo mais justo e fraterno, particularmente no conflito palestino-israeli no qual batalhávamos por uma paz justa e duradoura para ambos os povos. Vai irmão Mohamed, para a Eternidade ! Mohamed Habib, PRESENTE !!!

Luiz A. Viotto

Muito além de professor, uma pessoa aberta e com ideias próprias. Um ser humano dedicado à vida nas suas mais variadas manifestações. Esta hora da sua partida também é um reencontro de todos que tem o apreço, respeito, consideração e carinho por ele e por tudo o que fez em vida na Unicamp e certamente além da universidade. Um abraço fraterno a todos os familiares. Sintam-se honrados.

caio navarro de toledo

Deveria a Nota da Adunicamp, em cuja Diretoria pertencia, que o prof. Mohamed Habib - além de um qualificado docente, excelente pesquisador e dedicado dirigente universitário - tinha firmes convicções democráticas e nunca hesitou defender causas humanitárias. Entre estas, sempre esteve uma denodada militância em defesa da causa palestina e do meio ambiente. Tivéssemos mais acadêmicos como pensava e atuava o competente docente egípcio, a Unicamp seria melhor. A rigor, a sociedade brasileira - caso tivesse figuras humanas como Mohamed em sua direção política - jamais toleraria o nefando da Presidência da República e sua trupe genocida... caio toledo, comissão da verdade e memória da unicamp.

Sílvia Beatriz de Souza

Querido Professor Mohamed! Sou grata por tudo que me ensinou! Sou grata pela chance de conviver um pouquinho com o senhor! Vá em Paz! Além das excelentes aulas foi quem me levou a conhecer o movimento da sociedade civil organizada, em Campinas, em defesa da natureza. Isso me marcou profundamento.

Sílvia Beatriz de Souza

Linda homemagem!

Fabio Giordano

Fique em paz querido professor Mohamed ! Um dia muito triste para seus amigos aqui da UNISANTA na cidade de Santos

Lino Castellani Filho

Lamento o passamento de Mohamed. A lembrança d sua pessoa, e a de seus feitos, farão parte eterna na história da Unicamp e da Educação brasileira.

Juarez Pezzuti

Lamento muito a perda do professor e diretor. Meus sentimentos aos amigos e familiares

Paulo Abrantes

Ser humano diferenciado, excelente professor!

Paulo Abrantes

Ser humano diferenciado, excelente professor!

Luciana Aires Mesquita

Perdemos um amigo querido, um músico sensível, um professor atento, um doce sábio. Uma perda enorme. Que ele siga na mais Divina Luz. Um poema ao querido Prof. Mohamed Habib: "Ontem à noite, enquanto dormia, sonhei - maravilhosa ilusão! - que uma primavera nascia dentro do meu coração. Eu disse: por qual canal secreto, oh água, você vem até mim, água de uma vida nova que eu nunca bebera antes? Ontem à noite, enquanto dormia sonhei, - maravilhosa ilusão! - que havia uma colmeia aqui, dentro do meu coração. E as abelhas douradas faziam favos brancos e mel doce das minhas velhas derrotas. Ontem à noite, enquanto dormia, sonhei - maravilhosa ilusão! - que um sol brilhava dentro do meu coração. Era ardente porque senti o calor como de uma lareira, e o sol brillhou e trouxe lágrimas aos meus olhos. Ontem à noite, enquanto dormia, sonhei - maravilhosa ilusão! - que era Deus quem eu tinha aqui, bem dentro do meu coração." Antônio Machado.

Cleuza Aparecida Franco de Almeida Azevedo

Grande Mestre em todos os sentidos Saudades

Luiz Nascimento

Perda enorme. Sentimentos aos familiares.

Ana Claudia Lessinger

Grande professor! Deixa uma diversidade de experiências e lições para seus estudantes e para a história.

Eduardo Ramires

Grande mestre, grande pessoa

Max Costa

Com muito pesar recebemos a notícia do falecimento do Prof. Mohamed. Uma grande perda para a ciência, para a academia, e para a sociedade. Descanse em paz, velho amigo.

Alpina Begossi

Sinto muito pelo grande amigo, professor e ecólogo que nos orgulhou tanto. Deixa um legado ecológico, humanitário e de amizade.

Sergio Leite

Triste noticia. Sentiremos muito sua falta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *