Reunidas em 13/5, as entidades que compõem o Fórum das Seis aprovaram a realização de ato público em 19/5, dia da primeira de negociação com o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). A concentração será a partir das 13h, na Unicamp (em frente à Sala do Conselho Universitário da Unicamp – CONSU), para acompanhar a negociação que se iniciará às 14h30.
As categorias devem seguir as orientações de suas entidades, que organizarão as caravanas até quinta-feira, dia 15/5. A hora é de mobilização! A expectativa do Fórum é que esta seja a primeira reunião de uma sequência que faça avançar o diálogo em torno do conjunto da Pauta Unificada, que inclui melhorias nas condições de trabalho e estudo, permanência estudantil, financiamento
das universidades estaduais paulistas, entre outros. Vale ressaltar que não há negociação, de fato, há anos.
Na sexta-feira, 16/5, às 10h, está marcada reunião técnica entre as partes, com o objetivo de discutir e avaliar o cenário econômico, para subsidiar a negociação.
Índice para voltar a maio/2012 é 17,5%
De acordo com os cálculos do Grupo de Trabalho (GT) Verbas, coordenado pela Adusp e com a participação de outras entidades do Fórum das Seis, a inflação dos 12 meses (maio/2024 a abril/2025, medida pelo INPC) é 5,33%.
O índice de reposição necessário para voltarmos ao nível salarial de maio/2012 – mês/ano de referência do Fórum, por ser o de maior poder aquisitivo neste século – é de 17,5%. A Pauta Unificada reivindica o pagamento do índice cheio em maio/2025, devido ao bom cenário econômico previsto.
Não é só salário: Pauta traz demandas dos três segmentos
Além dos salários, outros pontos igualmente relevantes compõem a Pauta Unificada 2025 e a expectativa das categorias é que sejam integralmente debatidos e negociados entre as partes. São sete pontos:
I – Recomposição salarial e isonomia
II – Financiamento das universidades
III – Previdência
IV – Acesso e permanência estudantil/gratuidade ativa
V – Condições de trabalho e estudo
VI – Defesa da saúde pública, dos Hospitais Universitários (HU) e Centros de Saúde
VII – Centro Paula Souza
Confira a íntegra em: https://tinyurl.com/Pauta2025F6
Coordenação do Fórum das Seis passa à ADunicamp
A partir de 13/5/2025, a coordenação do Fórum das Seis passa da Adusp para a ADunicamp. A Adusp esteve à frente da coordenação nos últimos três anos e meio, representada por sua presidenta, Michele Schultz. Com a ADunicamp, assume a coordenação sua presidenta, Maria Silvia Viccari Gatti.
A mudança impôs-se neste momento e atende ao princípio do rodízio entre as entidades.
ADunicamp
[…] Fórum das Seis convoca ato em 19/5, dia da primeira negociação com o CRUESP […]