PODCASTADU | #Ep33 | Novo Ensino Médio: porque é importante revogar


Criado por medida provisória durante o governo Temer, o chamado “novo” ensino médio, já nasce controverso, pois em nenhum momento envolveu os principais interessados: estudantes e educadores. E agora o movimento estudantil e a categoria docente pedem sua total revogação. No último dia 15 de março, foi realizado, em todo o Brasil, o “Dia Nacional de Mobilização pela Revogação do Novo Ensino Médio”, convocado pelas entidades do movimento estudantil e sindical da educação.

Nas ruas estudantes e educadores pediram a total revogação deste projeto, na busca de reverter retrocessos impostos à Educação de jovens brasileiros e brasileiras.

A implantação da política de ensino médio começou a ser realizada nas escolas brasileiras em 2022 e segue em etapas até 2024.

No começo deste mês de março, em nota, o MEC reconheceu que houve falta de diálogo no processo que levou à promulgação da lei do novo ensino médio e anunciou a criação de um grupo de trabalho para reunir todos os setores educacionais interessados em discutir o andamento do novo ensino médio.

Para falar sobre o assunto convidamos a professora Dirce Zan, da Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade da FEA. A professora faz uma análise sobre quais são os principais problemas dessa nova política educacional e também aponta que voltar ao que era não é a solução.

Confira esse episódio acessando o link abaixo:

Você pode ouvir o #PodcastADu nas principais plataformas do gênero: SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.

CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Edwiges Morato
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp

SIGA NOSSAS REDES
www.adunicamp.org.br
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
instagram.com/adunicamp
youtube.com/adunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *