Enquanto cresce o discurso em torno da chamada “economia verde” e das soluções de mercado para a crise climática, movimentos populares em todo o Brasil constroem, por meio da articulação da Teia dos Povos, na prática, uma alternativa com base na agroecologia, na defesa dos territórios e na reconstituição dos modos de vida ancestrais.
Esse é o tema do novo episódio do Conexão ADunicamp, que discute o ambientalismo radical dos povos.
O entrevistado é o professor Erahsto Felício, docente do Instituto Federal da Bahia (IFBA), mestre em História e coautor do livro “Por terra e território: caminho da revolução dos povos no Brasil”, atuante na organização da Teia dos Povos e em projetos de base junto a assentamentos do MST. Nesta entrevista, Felício apresenta a proposta política e pedagógica desse ambientalismo que nasce dos territórios e se opõe frontalmente ao modelo ambiental liberal.
A conversa conta também com a participação do professor Luciano Pereira, docente da Faculdade de Educação (FE/Unicamp) e 2º vice-presidente da ADunicamp, que contribui com reflexões sobre os desafios e caminhos para quem está nas cidades, nas escolas e nas periferias e deseja se somar a esse projeto de transformação radical.
Confira esse episódio no player abaixo ou acesse aqui
Você pode ouvir o podcast #ConexãoADunicamp nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. e, se preferir, acesse pelo Youtube.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Estagiária: Flavia Catusso
Vinheta: Magrão Percursionista
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp
Siga nossas redes sociais!
instagram.com/adunicamp
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
www.youtube.com/@adunicamp-secaosindical3742
Inscreva-se, curta e compartilhe!
Endereço da ADunicamp – Associação de Docentes da Unicamp
Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas/SP
Telefones: (19) 3521 2470 / (19) 3521 2471
E-mail: imprensa@adunicamp.org.br
0 Comentários