Oficina de canto Rojão, Toré e Barro na ADunicamp


Na próxima segunda-feira, dia 24 de abril, será realizada as oficina de canto Rojão, Toré e Barro na Praça da ADunicamp, espaço situado atrás do Retaurante da ADunicamp, na sede da entidade (Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária – Barão Geraldo, Campinas-SP).

Na oficina, as mulheres Kariri-xocó ensinam cantigas tradicionais e a técnica do uso da voz para os cantos de trabalho. A partir daí, são criados versos para a cantoria durante a realização do trabalho com o barro. A proposta da experiência é unir o barro e as poderosas vozes das guerreiras e anciãs Kariri-Xocó para uma troca única. Enquanto se molda o barro as vozes seguem dançando, curando e criando uma experiência que evoca ancestralidade do povo. A força da mulher indígena se reconhece no trabalho das louceiras. Durante a oficina, De Kariri-Xocó, partilha seus 65 anos de história, cultura, força, conhecimentos femininos, curiosidades e fazeres que estão vivas em seu corpo território.

SOBRE OS KARIRI-XOCÓ
Os Kariri-Xocó resistem há mais de 500 anos às invasões de seu território, no Baixo São Francisco/Alagoas, tendo preservado suas tradições mesmo com escassez de peixes, assoreamento do sagrado rio Opará (na comunidade é conhecido como São Francisco) e subtraída sua língua. Resistem e guardam aproximadamente 200 hectares de Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro.

A nação Kariri-Xocó se destaca na manutenção de sua cultura tradicional. Musicalidade, costumes e organização social foram preservados, assim como sua intensa espiritualidade. O tronco linguístico é o Macro-Jê. A lida é retratada com o trabalho das Louceiras, na produção de potes e utensílios que se destacam nos fazeres manuais.

Nesse contexto nasceu, há 20 anos, o grupo Sabuká Kariri-Xocó. Grupo que tem arraigada a força da tradição e a missão de intercambiar através de seu canto forte, cultura e espiritualidade.

Para conhecer as Louceiras Kariri-Xocó, assista:

SERVIÇO
Oficina de canto Rojão, Toré e Barro na ADunicamp
Quando: 24 de abril (segunda-feira)
Onde: Praça da ADunicamp (área externa situada atrás do restaurante na sede da entidade)
Horário: das 18h às 20h
Indígenas formadores: Dé, Kajaby, Yru e Kayã
Aberto à comunidade


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *