Na UPA 2025, ADunicamp mostra que universidade pública se defende com luta e sindicato


Na última edição da Universidade de Portas Abertas (UPA), realizada sábado, dia 23 de agosto de 2025, a ADunicamp marcou presença com um objetivo de aproximar-se dos jovens que em breve ocuparão os bancos da universidade pública e mostrar a eles a importância da organização sindical na defesa da educação.

Com público de mais de 45 mil visitantes, em sua maioria estudantes e professores do Ensino Médio, a 20ª UPA consolidou-se como um dos principais espaços de integração entre a Unicamp e a sociedade. Nesse cenário, a participação da ADunicamp se destacou por apresentar, de forma acessível e direta, o papel do sindicato docente na luta pelo ensino público gratuito, de qualidade e socialmente referenciado.

Representando a entidade, estiveram presentes a presidenta Silvia Gatti (IB), a primeira vice-presidenta Silvia Amara (FEF) e a primeira secretária Elaine Prodócimo (FEF). As professoras reforçaram que a atuação sindical vai muito além das pautas, sendo parte de um projeto coletivo de defesa da universidade e do ensino público como patrimônio do povo brasileiro.

“Foi uma experiência muito rica estar na UPA com a ADunicamp. Tivemos a oportunidade de dialogar com centenas de estudantes e professores do ensino médio, explicando por que um sindicato é essencial para a vida universitária. Acredito que conseguimos mostrar que nossa luta não é apenas pelos direitos da categoria, mas também pela manutenção e fortalecimento do ensino e da universidade pública, e que deve ser cada vez mais inclusiva, democrática e comprometida com a sociedade”, destacou a professora Silvia Gatti.

A presença da ADunicamp na UPA 2025 reafirma a centralidade do sindicato no cotidiano universitário e sua disposição de construir pontes com as novas gerações que chegam à universidade. Um diálogo que, mais do que necessário, é estratégico para o futuro da educação pública no Brasil.

Saiba mais sobre a UPA: https://upa.unicamp.br/ / @upaunicamp

 

Acesse nosso site
www.adunicamp.org.br

Siga nossas redes sociais!
instagram.com/adunicamp
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
www.youtube.com/@adunicamp-secaosindical3742

 

Inscreva-se, curta e compartilhe!

ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp)
Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas/SP
Telefones: (19) 35212470 / (19) 35212471
E-mail: imprensa@adunicamp.org.br


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *