CR aprova novos departamentos na ADunicamp e mudança no calendário do prêmio Reconhecimento Mohamed Habib


O CR (Conselho de Representantes) da ADunicamp, reunido nesta quarta-feira, 27 de março, aprovou a criação de mais dois departamentos na entidade e, também, a proposta de mudança no calendário do Prêmio de Reconhecimento ADunicamp Professor Mohamed Habib, a partir da edição 2023-2024.

E, com base no parecer positivo da Comissão de Acompanhamento Financeiro do CR, foi aprovado o balanço da Execução Orçamentária do trimestre de outubro a dezembro de 2023, apresentado detalhadamente aos(as) conselheiros(as) pela Tesoureira da ADunicamp, professora Diama do Vale (FCM).

Os dois novos departamentos criados funcionarão como órgãos auxiliares da Diretoria para sugestão de propostas e ações referentes aos temas sobre os quais trabalharão. “Pelo nosso Estatuto cabe ao CR a criação de novos departamentos com temas que podem ser sugeridos por qualquer docente ou pela Diretoria. Esses dois foram sugeridos pela Diretoria, pois sentimos que podemos avançar mais nas temáticas propostas”, afirmou a presidenta da ADunicamp, professora Silvia Gatti (IB).

O primeiro será o Departamento de Educação e Formação Sindical que terá a missão de propor, planejar e executar cursos de formação sindical/política a associados(as), bem como para o público externo interessado, assim como conferências, mesas-redondas, seminários e materiais de informação sobre temáticas políticas de interesse da comunidade.

O segundo, chamado Departamento de Bem Viver, deverá trabalhar para o “aprimoramento dos indicadores de sustentabilidade de base socioambiental” nos espaços da ADunicamp. Caberá a ele promover atividades de sensibilização para evitar o aumento das situações de emergência climática, atuar junto aos parceiros e fornecedores para adoção de indicadores de sustentabilidade e, ainda, manter nos espaços de comunicação da ADunicamp informações sobre atividades, ações e debates sobre bem viver.

Os(as) coordenadores(as) dos departamentos serão indicados e aprovados pela Diretoria da ADunicamp.

PRÊMIO MOHAMED

A mudança no calendário do Prêmio de Reconhecimento ADunicamp Professor Mohamed Habib, a partir da edição 2023-2024, foi proposta pela Diretoria para dar mais fluidez ao processo de apresentação e julgamento dos trabalhos.

“E também vimos que as datas praticadas coincidem um pouco com o calendário do Prêmio Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp – Instituto Vladimir Herzog. Embora os dois prêmios tenham enfoques diferentes, ambos vão muito nessa questão dos direitos humanos. Para evitar a divisão de interesses e de divulgação, propomos esse novo calendário”, justificou a professora Silvia Gatti.

Com o novo calendário, que foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Representantes, a divulgação do edital e o início do recebimento de inscrições passa a ser o dia 1° de julho. As inscrições se encerram em 2 de setembro e dois dias depois elas deverão ser apresentadas para o conhecimento público. A análise das propostas inscritas, feita por especialistas das diferentes áreas, se inicia em 5 de setembro e deverá ser encerrada em 14 de outubro. A divulgação dos resultados é prevista para 18 de outubro e a premiação 14 de novembro.

Com o novo calendário, todo o processo da premiação ocorre ao longo do ano, e não como ocorreu nas outras premiações, quando as inscrições eram abertas no final de um ano e a finalização da análise e premiação só no primeiro semestre do ano seguinte.

MOÇÃO

O professor Mário Antônio Gneri, conselheiro que representa o IMECC no CR da ADunicamp, apresentou a proposta de uma moção que trata da crise humanitária da Faixa de Gaza, na Palestina. Mas, por sugestão da professora Silvia, a moção será apresentada e votada na assembleia geral do dia 4 de abril, quando ocorre a discussão da proposta do Fórum das Seis para a Pauta Unificada da Data-base 2024. “Assim a moção será discutida e, se aprovada, assinada por um conjunto mais amplo da nossa categoria”, defendeu a professora.

A moção é a seguinte:

Pelo fim da crise humanitária em Gaza

Ante a grave crise humanitária que afeta à população da faixa de Gaza, a Assembleia de Docentes posiciona-se da seguinte forma:

1) Cessar fogo, liberação da entrada imediata de alimentos e assistência à saúde;

2) Liberação imediata dos reféns em mãos do Hamas;

3) Liberação imediata dos cidadãos palestinos presos por Israel;

4) Total apoio à denominada “solução dos dois estados” proposta pela ONU;

5) Repúdio ao atentado terrorista de 8 de outubro perpetrado pelo Hamas;

6) Repúdio ao terrorismo de estado perpetrado pelo governo Netanyahu, que configura verdadeiro genocídio contra o povo palestino de Gaza;

7) Fim da política do governo Netanyahu de erradicação de colonos na Cisjordânia;

8) Apoio à atitude do presidente Lula em defesa do povo palestino;

9) Fim da perseguição ao jornalista Breno Altmann.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *