CaminhADu descobre os sabores e encantos da Fazenda Atalaia, em Amparo/SP


No sábado, dia 23 de março, mais de 40 integrantes, do Grupo de Caminhada da ADunicamp (CaminhADu) visitaram a centenária Fazenda Atalaia, localizada no bucólico município de Amparo/SP. Atualmente a Fazenda Atalaia é uma das maiores referências de produção de queijos artesanais do Brasil.

A visita guiada proporcionou aos integrantes uma imersão na rica história da propriedade construída em 1870, e que testemunhou a época em que o café era um dos principais motores da economia brasileira.

Sob a condução de profissionais, os visitantes puderam conhecer o passado e o presente da Fazenda Atalaia. O começo da visita foi no imponente e antigo terreiro de café, local onde visitantes puderam compreender onde e como eram feitas as secagens dos grãos. Em um resgate temporal, trazendo os visitantes para o presente, os guias apresentaram a sua atual atividade econômica, ressignificada com a produção de queijos, cujo seu processo final de maturação acontece na tulha, antigo local onde se guardavam os grãos de café depois de secos no terreiro.

O gran finale da visita foi uma experiência sensorial única: a degustação dos queijos artesanais produzidos na própria fazenda. Celebrados pela sua qualidade excepcional, os queijos da Fazenda Atalaia acumulam uma impressionante lista de prêmios ao longo dos anos, conquistando paladares e reconhecimento.

Para o pesquisador Márcio José da Silva (CBMEG), o passeio foi uma excelente experiência. “Minha esposa e eu pudemos apreciar vários tipos de queijo produzidos na fazenda. Também conhecemos uma história de dedicação e muito trabalho do casal que revitalizou a fazenda nestes últimos 20 anos. Parabenizamos a ADunicamp pela iniciativa.

A Fazenda Atalaia não é apenas um local de produção de queijos; é um tesouro vivo da história e da cultura local. A visita guiada, além de oferecer uma oportunidade de apreciação gastronômica, teve como objetivo principal contextualizar a importância da propriedade dentro do panorama mais amplo da expansão da cultura do café após a década de 1850, destacando seu papel como testemunha e protagonista de um período marcante da história regional.

Para os participantes do CaminhADu, a visita à Fazenda Atalaia foi uma experiência enriquecedora através do tempo, enaltecendo a beleza e a relevância do patrimônio histórico e gastronômico da região.

PARTICIPE DO CAMINHADU

O grupo CaminhADu se reúne regularmente às quartas-feiras, a partir das 17h30, na Praça da ADunicamp, espaço externo do restaurante da entidade. O grupo foi criado para promover e estimular a prática de atividades físicas e fortalecer laços entre colegas, docentes e funcionários(as) e estudantes da Unicamp. Saiba mais e se inscreva aqui.

Fotos: Cristina Segatto/ADunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *