Assembleia decide reivindicar reajuste de 26,03% na Data-base 2023


A proposta de um reajuste salarial imediato, a partir de maio, de 26,03%, a ser incluída pelo Fórum das Seis na pauta de reivindicações da Data-base 2023 foi aprovada na Assembleia Geral de Docentes da Unicamp, realizada nesta quarta-feira, 22 de março.

A proposta, apresentada pelo plenário, se contrapôs ao indicativo do Fórum das Seis, que apontara para um reajuste, em maio, de 16,18% de reajuste (7,10% da inflação de 14 meses + 8,48%, que é a metade da diferença que falta para repor o poder de compra de maio/2012), e a continuidade de negociações para um acréscimo de outros 8,48% (a outra metade que falta para repor maio/2012) no segundo semestre deste ano.

Os 26,03% apontados na proposta vencedora referem-se ao reajuste da inflação nos últimos 14 meses, mais a recuperação das perdas salariais registradas desde 2012, ano em que não houve nenhum reajuste, seguido por anos seguintes com reajustes abaixo da inflação.

Os demais indicativos do Fórum das Seis para a pauta de reivindicações foram integralmente aprovados pela assembleia. Entre eles a valorização dos níveis iniciais de carreira, com a alteração nos interstícios que separam os salários referência dos vários níveis da carreira, fixando-os em um mesmo valor de 7%, tendo como referência o salário base do MS6.

Confira os demais pontos que compõem a Pauta Unificada da Reivindicações do Fórum das Seis e que foram aprovados pela Assembleia:

Efeitos da pandemia – Propõe a continuidade do monitoramento epidemiológico, a elaboração de diagnósticos sobre as condições de vida, saúde física e mental no pós-pandemia. Incluindo pedido sobre as reformas de infraestrutura física realizadas durante a pandemia e a defesa do ensino presencial seguro e pleno, como forma de regular o avanço de modalidades mediadas por tecnologia ou EAD.

Acesso e permanência estudantil – Refere-se há um conjunto de reivindicações voltadas aos estudantes, abordando questões como: políticas de cotas, moradia estudantil, restaurantes universitários, bolsas, saúde mental, entre outras.

Condições de trabalho e estudo – Aborda questões relacionadas às creches, às contratações (sempre por concurso público), combate aos assédios e outras formas de violência, políticas de inclusão e diversidade, fim das terceirizações, entre outras.

Defesa da saúde pública – Em especial dos Hospitais Universitários e Centros de Saúde, mantendo seu caráter público sob gestão do SUS.

ETECs e FATECs – Defesa do reconhecimento do vínculo entre o Centro Paula Souza – que administra as escolas técnicas e faculdades de tecnologia públicas do estado – e a Unesp.

Para mais informações sobre a pauta unificada, acesse aqui o Boletim do Fórum das Seis que apresenta o documento na íntegra.

 

NEGOCIAÇÕES

A presidenta da ADunicamp, professora Sílvia Gatti (IB), fez um histórico do andamento das negociações da Data-base 2023 entre o Fórum das Seis e o Cruesp. Ela relatou que após o reajuste de 20% em março de 2022, o Cruesp não respondeu aos pedidos do Fórum para negociação da Data-base. Somente em novembro de 2022 as reuniões foram retomadas e o diálogo reestabelecido.

“No final do ano passado realizamos uma reunião do Fórum das Seis com pessoal técnico do Cruesp. Em 2023 tivemos mais duas reuniões que trataram de reivindicações anteriores que estavam travadas desde a Data-base 2022. Foram reuniões saudáveis. Quebraram aquela resistência anterior a qualquer negociação, e isso merece uma saudação ao Fórum das Seis, pela insistência na retomada do diálogo, mas também ao Cruesp que apontou uma nova abertura. As representações das três reitorias responderam a algumas das solicitações”, relatou a professora Sílvia.

De acordo com ela, as reitorias já mostraram consenso sobre o reajuste salarial, em maio, das perdas inflacionárias dos últimos 14 meses. “A questão da reposição das perdas a partir de 2012 será tratada a partir de agora, nas negociações da Data-base deste ano”, informou.

As decisões da assembleia serão encaminhadas ao Fórum das Seis que, a partir das decisões das outras assembleias da base, formulará uma nova proposta da pauta de reivindicações. Essa nova proposta será submetida a uma nova rodada de assembleias, para a conclusão da pauta que será apresentada ao Cruesp.

 

ELEIÇÃO DO ANDES-SN

Durante a assembleia, docentes de diferentes Unidades da Unicamp, que integram as três chapas que disputarão a eleição deste ano, em 10 e 11 maio, para a nova Diretoria do ANDES-SN, falaram rapidamente das posições e propostas das chapas que integram.

A professora Sílvia informou que a ADunicamp realizará, em data ainda a ser definida e anunciada, um debate com representantes das três chapas.

O calendário das eleições do ANDES-SN já está disponibilizado no site do Sindicato Nacional (acesse aqui).


1 Comentários

ADunicamp

[…] Assembleia decide reivindicar reajuste de 26,03% na Data-base 2023 […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *