Apesar do envio tardio dos dados, reunião técnica trouxe evolução no debate e compromisso com simulações pedidas pelo Fórum


Prejuízo com arrocho salarial acumulado desde maio/2012 corresponde a quase 18 salários

As entidades que compõem o Fórum das Seis avaliaram como positiva a reunião realizada com os técnicos do Conselho de Reitores (Cruesp), na tarde de 27/1. Coordenada pelo chefe de Gabinete da reitoria da Unicamp, professor Paulo Cesar Montagner, a equipe do Cruesp contou com a presença dos técnicos Rogério Bucceli (Unesp), Alberto Teixeira Protti (USP) e Henrique Rodrigues da Silva (Unicamp).

Falando em nome das entidades, a presidenta da Adusp e atual coordenadora do Fórum das Seis, Michele Schultz, destacou a importância do envio dos dados solicitados pelo Fórum como subsídio à reunião, mas criticou que tenham chegado na véspera, o que impossibilitou uma análise prévia mais detalhada. Ainda assim, algumas destas informações suscitaram discussões importantes durante a reunião, como é o caso das contratações e aposentadorias, insuficiência financeira e composição dos itens lançados em “Pessoal e Reflexos”, como veremos mais adiante.

Ao final da reunião, foi acordado que as equipes de ambas as partes comporão um grupo técnico permanente, para trabalhar os dados na perspectiva de construir propostas comuns a serem levadas à mesa de negociação com os reitores na data-base.

Michele cobrou a discussão efetiva, por parte do Cruesp, do conjunto das perdas salariais, da valorização dos níveis iniciais das carreiras, das reivindicações da permanência estudantil e outras. Nesse sentido, lembrou que o Fórum apresentou cenários possíveis de reajuste em outubro do ano passado, sobre os quais não houve manifestação dos reitores. Da mesma forma, também não houve manifestação sobre a valorização dos níveis iniciais, reivindicação apresentada ainda em 2021.

O compromisso do professor Montagner é trabalhar para que essas simulações cheguem ao Fórum até o dia 17/2. A próxima reunião técnica está marcada para 28/2. Além das simulações, a pauta prevê a discussão da luta por mais recursos para as universidades na Alesp (LDO 2024), reforma tributária, insuficiência financeira e outros.

Acesse o boletim aqui e leia também:

  • Quase 18 salários perdidos desde maio/12. Cenários sugeridos pelo Fórum ainda em 2022 permitiriam diminuição do arrocho
  • Lançamento de benefícios em “Pessoal e Reflexos” na USP e Unicamp é indevido
  •  Insuficiência financeira nas três universidades é alta. Fórum pede reativação do GT
  • Contratações ainda insuficientes
  • ICMS não repassado às universidades

Confira a íntegra do boletim aqui

 

 

 


1 Comentários

ADunicamp

[…] Apesar do envio tardio dos dados, reunião técnica trouxe evolução no debate e compromisso com si… […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *