ADunicamp promove visita à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e convida para o debate “COP 30: o que está em jogo?”


A ADunicamp organiza uma caravana para um dia de atividades na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), localizada em Guararema (SP), que acontecerá no sábado, dia 25/10/2025. Para esta atividade o tema do debate será “COP 30: o que está em jogo?”.

O debate sobre o “clima” virou palavra de ordem nas cúpulas internacionais, mas o que está em curso é uma crise ambiental profunda, social e civilizatória, resultado direto da lógica destrutiva do capital.

Os encontros na ENFF tem o objetivo de fortalecer a reflexão crítica e o engajamento político diante dos desafios do nosso tempo. 

INSCRIÇÃO

A participação requer o pagamento de um valor simbólico de R$60,00, destinado à alimentação nas dependências da escola. O pagamento deverá ser realizado via PIX ou depósito bancário (dados abaixo). 

DADOS BANCÁRIOS DA ENFF
PIX Email: associacao@amigosenff.org.br
TRANSFERÊNCIA:
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AG 0689 / CC 1539-5 / OP 003
CNPJ: 11453647/0001-95

TRANSPORTE
A ADunicamp fornecerá 20 vagas para o transporte gratuito para interessados(as) na atividade. Para reserva de vagas é necessário fazer inscrição até as 12h do dia 23/10/2025, por meio deste link.  

CRONOGRAMA DO DIA 25/10/2025
06h30 – Saída da sede da ADunicamp (Av: Érico Veríssimo 1479, Cidade Universitária, Campinas/SP)

08h30 – Café da manhã
09h30 – Ciclo de Debate
12h00 – Almoço (opção vegetariana) 

13h30 – Visita guiada nas instalações da ENFF 

16h00 – Encerramento com café da tarde

19h30 – Previsão de chegada na sede da ADunicamp
(As atividades poderão sofrer alterações)

Cada visita à ENFF inclui, além dos debates, almoço com alimentos orgânicos produzidos no local pelos trabalhadores do MST e uma visita guiada pela escola, suas instalações e história. As inscrições para o encontro de maio serão divulgadas em breve.

CONHEÇA A ENFF

Inaugurada em 2005, a ENFF é um marco na história da educação popular brasileira. Erguida coletivamente por mais de mil militantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), a escola foi pensada como um espaço para formação política de base e integração latino-americana. Já recebeu mais de 40 mil pessoas, do Brasil e de outros países, que passaram por seus cursos regulares e atividades de formação.

Com uma proposta pedagógica voltada para a emancipação dos povos, a ENFF mantém cursos de graduação e especialização em parceria com mais de 35 universidades, além de oferecer um mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, em convênio com a UNESP e a Cátedra UNESCO de Educação do Campo. São mais de 500 professores voluntários envolvidos, ministrando disciplinas que vão de Filosofia Política a Economia Agrária.

ESTRUTURA

A estrutura da escola impressiona pelo compromisso com a coletividade e a sustentabilidade: são salas de aula, auditório, biblioteca com 40 mil livros, refeitórios, alojamentos, lavanderia, quadras esportivas e até uma estação de tratamento de esgoto, tudo construído com materiais produzidos localmente e em harmonia com o ambiente. A vida na escola é coletiva, quem estuda também trabalha, compartilha responsabilidades e contribui com a manutenção do espaço.

APOIE A ENFF 

O funcionamento da escola é garantido por doações, parcerias e o apoio de uma ampla rede de solidariedade. Para quem quiser colaborar ou saber mais sobre cursos, visitas e como integrar as atividades, as informações estão disponíveis em www.amigosenff.org.br.

Siga nossas redes sociais!
instagram.com/adunicamp
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
www.youtube.com/@adunicamp-secaosindical3742

Inscreva-se, curta e compartilhe!
ADunicamp – Associação de Docentes da Unicamp
Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas/SP – Telefones: (19) 3521 2470 / (19) 3521 2471 – E-mail: imprensa@adunicamp.org.br


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *