ADunicamp analisa com docentes a atual política de bonificações da USP e busca propostas de valorização para docentes da Unicamp


A Diretoria da ADunicamp iniciou a análise dos dados para a construção de uma proposta viável para a valorização da carreira docente,  a ser discutida pela categoria e encaminhada à reitoria da Unicamp. A decisão foi tomada após reunião aberta realizada com docentes, no dia 10 de abril, na sede da entidade, com o objetivo de ouvir e acolher as demandas e propostas para serem analisadas e incluídas em uma pauta específica dos docentes da Unicamp.

Após as várias manifestações dos presentes na reunião, ficou evidente a demanda para que ações como os abonos e gratificações que aconteceram na USP sejam aplicados na Unicamp. A diretoria da ADunicamp considera essas demandas pertinentes.

É indispensável que as discrepâncias observadas entre as expectativas de aposentadoria existentes entre os ativos sejam observadas, sendo necessárias regras que atendam de forma mais isonômica possível os diferentes grupos docentes. Ressaltamos que a ADunicamp trabalha numa proposta de valorização dos níveis iniciais da carreira desde a pauta de reivindicações do Fórum das Seis de 2021, apresentada e discutida com a comunidade em diversas assembleias, que valoriza a carreira docente e permitirá valores maiores para a aposentadoria.

A análise das propostas de abono e gratificações implica em análises dos recursos das reservas financeiras da Unicamp, das previsões de arrecadações futuras, dos dados sobre os quadros de docentes ativos nos diferentes níveis de carreira, bem como as projeções de contratações.

Quando uma proposta estiver concluída após as análises de viabilidade ela será apresentada novamente para ser discutida em reunião de docentes, antes de ser levada para discussão com a Reitoria. Mas é importante estarmos atentos: todas as conquistas que obtivemos até agora, em toda a nossa história como entidade sindical, só foram obtidas a partir de mobilizações e ações efetivas. Precisamos então estar mobilizados e unidos para essas novas conquistas. 

A ADunicamp continuará em sua luta na defesa das/dos docentes da Unicamp, fortalecendo o movimento docente pelos seus direitos com ações pelo coletivo amplo. Em breve, a Diretoria convidará os(as) docentes para novas discussões relacionadas a valorização da carreira docente. 


1 Comentários

ADunicamp

[…] ADunicamp analisa com docentes a atual política de bonificações da USP e busca propostas de valor… […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *