19 de fevereiro | 42 anos de fundação do ANDES-SN


A criação, em 1981, da ANDES (Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior), que sete anos depois se tornaria o ANDES-SN (Sindicato Nacional), foi um passo essencial para unificar as lutas, reivindicações e ações de defesa de direitos trabalhistas nas universidades públicas brasileiras.

Sua fundação foi formalizada, naquele 19 de fevereiro, quando mais de 600 docentes de universidades públicas brasileiras, com a participação ativa da ADunicamp (que havia sido criada apenas quatro anos antes), se reuniram em Campinas, para criar a primeira entidade nacional da categoria independente da tutela do Estado.

Hoje, o trabalho docente está duramente afetado pelas (contra)reformas, como a trabalhista e a da Previdência, promulgadas nos últimos anos, além dos cortes sistemáticos de recursos para a educação e a ciência.

Nesse contexto, mesmo diante de um novo Governo Federal aberto às demandas sindicais, é fundamental manter a unidade das lutas. Os sindicatos são atores fundamentais na defesa de direitos trabalhistas e da democracia.

Mas eles são muito mais fortes quando estão unidos em suas lutas comuns, que vão além das reivindicações particulares de cada unidade. Unidos, fortalecem inclusive as lutas particulares. E, nesse sentido, o ANDES-SN é um instrumento essencial para aprofundar as conquistas trabalhistas, salariais e de melhores condições de vida e trabalho nas universidades públicas brasileiras.

A ADUNICAMP SAÚDA OS 42 ANOS DO ANDES-SN E REAFIRMA A NECESSIDADE DE MANTERMOS A UNIDADE NA DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E DA CARREIRA DOCENTE!


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *