Cozinha Solidária põe a comida na mesa de centenas de pessoas


ADunicamp apoia projeto realizado no bairro São Marcos de Campinas/SP. Voluntárias e voluntários unem forças na luta contra a fome e a desigualdade social 

A política de implantação das cozinhas solidárias e comunitárias ganharam força e destaque no auge da pandemia de Covid 19, momento em que milhares de brasileiros e brasileiras perderam seus empregos e suas rendas. Um exemplo dessa ação de segurança alimentar é a Cozinha Solidária do São Marcos, que oferece refeições gratuitas no almoço às pessoas em situação de vulnerabilidade social da região dos Amarais, em Campinas/SP. O projeto nasceu por iniciativa do Padre Antônio Rodrigues Alves, que convidou o Acampamento Marielle Vive (MST), e o Núcleo Campinas da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara para desenvolver este trabalho em parceria com a Paróquia São Marcos, o Evangelista. Esse movimento é realizado pelas mãos de voluntários e voluntárias desses coletivos, sob o olhar atento do padre Antonio Alves, coordenador da Cozinha Solidária São Marcos. 

Veja aqui o Boletim na versão em PDF

Na luta contra a fome e a desigualdade social, a ADunicamp apoia esta ação desde o início de suas atividades em junho de 2021, doando semanalmente 90 quilos de proteína animal (frango ou linguiça) e 40 quilos de hortifruti orgânicos (verduras e legumes), produzidos pelo Assentamento Milton Santos, localizado em Americana/SP. 

Essa doação contínua realizada pela entidade faz parte da campanha ADunicamp Solidária, que teve início em abril de 2021, numa atuação motivada para mitigar os impactos sociais causados pela Covid-19, e, no caso da cozinha, o apoio segue até os dias de hoje. Além de alimentos, também foram doados utensílios de cozinha como panelas, potes herméticos e galões térmicos para café, leite e suco. 

A professora Maria Silvia Viccari Gatti (IB), presidenta da ADunicamp expressou a importância do envolvimento da entidade nesse projeto humanitário. “A ADunicamp está comprometida em apoiar iniciativas que visam a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem-estar coletivo. A Cozinha Solidária do São Marcos é um exemplo de como a comunidade pode se unir para enfrentar desafios urgentes, e estamos orgulhosos de fazer parte desse movimento”, destacou.

450 pratos de comidas por dia

O local onde funciona a cozinha pertence à Paróquia São Marcos. Segundo Márcia Molina, uma das coordenadoras do projeto, são entregues cerca de 450 refeições por dia. Em 2023 já foram servidas 48 mil refeições e em 2022 foram cerca de 93 mil refeições. Esse número impressionante reflete não apenas a magnitude da crise alimentar enfrentada pela população, mas também a dedicação incansável dos voluntários e organizações que se uniram para enfrentar essa realidade.

De segunda a quarta feira, no horário do almoço, as famílias recebem as refeições balanceadas, incluindo proteínas, frutas, legumes e verduras. O impacto e a relevância desse projeto social vão além da alimentação diária, como bem pontua o padre Antônio, idealizador e coordenador da cozinha. Segundo ele, a luta coletiva pode ensinar o verdadeiro sentido da solidariedade e do trabalho. 

“Nosso propósito é transcender a questão da distribuição de alimentos, que vem como uma necessidade. Nós não queremos realizar um trabalho meramente assistencialista, apenas. Nosso coletivo olha para a transformação e conscientização socioambiental da sociedade, pautadas no conceito da nova economia, cunhada pelo Papa Francisco, que passa pela solidariedade que coloca a pessoa como protagonista e não o capital”, disse o padre. 

Mais do que fornecer alimentação, a iniciativa ilustra o verdadeiro significado de solidariedade e do trabalho em conjunto para enfrentar desafios complexos. Além de garantir a alimentação diária para centenas de pessoas, a Cozinha Solidária do São Marcos tornou-se um exemplo inspirador de que a mobilização popular pode lidar com questões cruciais, como a fome, o sofrimento e as injustiças sociais, demonstrando que a união e o esforço coletivo podem fazer a diferença em meio às adversidades.

Enquanto a Cozinha Solidária São Marcos continua a desempenhar um papel crucial no apoio à comunidade, a participação ativa e o suporte contínuo de organizações como a ADunicamp representa uma narrativa encorajadora sobre como a união de esforços pode provocar uma mudança significativa na sociedade, uma experiência de como, juntos, podemos construir um futuro mais justo para todos.

Reconhecimento do Papa Francisco

A Cozinha Solidária São Marcos ganhou reconhecimento internacional ao atrair a atenção do Papa Francisco, que dedicou palavras de elogio e incentivo em um vídeo exclusivo enviado ao Padre Antonio Alves, pároco da comunidade e coordenador da cozinha, elogiando o esforço e a dedicação de toda a equipe de voluntários. 

A mensagem do pontífice destaca a importância do trabalho desenvolvido e ressalta a essência da solidariedade e compaixão humana. Veja o vídeo neste link. 

Como ajudar a Cozinha Solidária do São Marcos

A Cozinha Solidária do São Marcos sobrevive de doações e voluntariado, desde o início do projeto. Por isso, todo auxílio é bem vindo e são várias as formas de colaborar, tanto com trabalho voluntário quanto em doações. Veja abaixo como ajudar:

  • Pix: 19991358282 (celular), em nome de Antônio Rodrigues Alves (toda a arrecada será revertida em compra de alimentos e utensílios de cozinha);
  • Doação de potes de sorvete com tampa ou outro recipiente para servir de marmita;
  • Roupas, sapatos, utensílios de casa, móveis que não estejam sendo utilizados para venda na bazar;
  • Para ser voluntário(a), entre em contato com os responsáveis:  Márcia Molina (19) 99791-5110 ou Padre Antônio (19) 99135-8282 / (19) 3246-2773.

A Cozinha Solidária do São Marcos está aberta para quem quiser conhecer o projeto e o trabalho desenvolvido no combate à fome da região. Ela está localizada na Rua Felinto de Almeida, 95, Jardim São Marcos, Campinas/SP. O funcionamento é de segunda a quarta das 11h às 14h.

Veja aqui o Boletim na versão em PDF

VEJA NESTA EDIÇÃO DO BOLETIM DA ADUNICAMP:

Conexão ADunicamp | #EP48 | A emergência das mudanças climáticas

Confira o episódio 48 do nosso podcast, que a partir desta edição passa a se chamar Conexão ADunicamp, uma renovação que acompanha o novo formato do programa, agora também em vídeo. 

Neste episódio vamos tratar de um dos temas mais preocupantes deste século: as mudanças climáticas em curso. Para falar deste assunto convidamos Ana Maria Heuminski de Ávila, pesquisadora no CEPAGRI/Unicamp, e Raul Reis Amorim, docente no IG/Unicamp. 

Você pode acompanhar o Conexão ADunicamp no canal oficial da entidade no YouTube e também nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc.

CHARGE DA SEMANA 

A tragédia da população palestina na Faixa de Gaza, debaixo de ataques de um dos exércitos mais poderosos do mundo, transcende cada dia mais todas as expectativas geradas pelo terror da guerra. E a contabilidade é devastadora: milhares de crianças mortas. A agência da ONU para refugiados palestinos estima que um menor de idade foi morto e dois feridos a cada 10 minutos, desde o início do conflito. Veja a postagem aqui

Sigam nossas redes sociais!
Inscreva-se, curta e compartilhe!

instagram.com/adunicamp
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
www.youtube.com/@adunicamp-secaosindical


2 Comentários

CÉLIA CRISTINA NORBERTO

EU CÉLIA CRISTINA NORBERTO, VENHO ATRAVÉS DESTE RELATAR E PARABENIZAR IMENSAMENTE ESSA QUESTÃO DE ERRADICAÇÃO A FOME E A FALTA DE MORADIA NO GERAL, PORQUE OS DIREITOS HUMANOS HONESTOS TRABALHADOS EM PRÁTICA É LINDO SEGUIR OS 10 MANDAMENTOS DE DEUS E JESUS CRISTO E ESPIRITO SANTO DE FATO DE VERDADE E DE FÉ DIANTE DA SOCIEDADE COOPERANDO SEMPRE PARA O BEM EM PRÓL DE UM MUNDO MAIS JUSTO A TODOS SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, RELIGIÃO, ORIENTAÇÃO SEXUAL. O QUE IMPORTA É O CARÁTER COMO PROCEDEMOS CONOSCO E COM OUTRENS E TAMÉM OUTRENS CONOSCO. A VIDA DIGNA E COM QUALIDADE COMEÇA EM UMA BOA ADMINISTRAÇÃO, DIREITOS HONESTOS DE FATO DE VERDADE E DE FÉ ADQUIRIDOS E LEVANDO A SOCIEDADE A TER SÁUDE , BEM ESTAR E A EDUCAÇÃO CADA VEZ MAIS DE QUALIDADE. GRATA CÉLIA CRISTINA NORBERTO CAMPINAS, 19 DE ABRIL DE 2024.

ADunicamp

[…] A ADunicamp já apoia a Cozinha Solidária do São Marcos (saiba mais sobre essa ação solidária), que desde sua criação em 2021, desempenha um papel crucial, fornecendo mais de 450 refeições nutritivas à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica da região. Acesse aqui […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *