O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no próximo dia 13 de dezembro (sábado), a partir das 16 horas, mais uma sessão aberta ao público no auditório da ADunicamp. A atividade exibirá o filme “Boa Sorte, Leo Grande”, drama com nuances de comédia que tem conquistado público e crítica pela abordagem delicada e profunda de temas ligados à intimidade e ao autoconhecimento.

A narrativa acompanha o encontro transformador entre Nancy Stokes, interpretada por Emma Thompson, uma professora de religião aposentada que jamais vivenciou pleno prazer sexual, e Leo Grande (Daryl McCormack), um jovem garoto de programa contratado para guiá-la nessa experiência de descoberta. Embora a premissa pareça simples, o longa se destaca por explorar, com sensibilidade e humanidade, questões como sexualidade feminina, repressão, tabus, além da busca pela própria identidade e liberdade emocional.

A sessão é gratuita e integra a proposta do projeto de promover debates e reflexões por meio da sétima arte.

Cinema e psicanálise
Idealizado e coordenado pelos psicanalistas e docentes Sarah Arana (IB/Unicamp) e Alexandro Henrique Paixão (FE/Unicamp), com o apoio da ADunicamp, o projeto convida a comunidade universitária e o público de Campinas e região a pensar os atravessamentos entre inconsciente, política e cultura, a partir da experiência cinematográfica.

A iniciativa convida o público a mergulhar nos cruzamentos entre a linguagem cinematográfica e o olhar psicanalítico, capazes de tocar as camadas mais profundas da subjetividade, com a proposta de abrir um espaço de escuta coletiva para as emoções e reflexões evocadas pela obra em questão.

Organizadores e debatedores
Alexandro Henrique Paixão é professor Livre Docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação da Faculdade de Educação (FE/Unicamp), Bolsista Produtividade do CNPq (PQ 2), Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas.

Sarah Arana tem formação em psicanálise pelo Centro de Formação e Assistência à Saúde, é pesquisadora científica na área de Patologia Experimental e Comparada e docente aposentada do Instituto de Biologia (IB/Unicamp). Atualmente dedica-se à clínica psicanalítica e a projetos culturais que dialoguem com a psicanálise.

Serviço | Projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” | Sessão de dezembro
Filme: Boa sorte, Leo Grande (direção de Sophie Hyde, Reino Unido, 2022, 97 min, 16 anos) Data: 13/12/25 (sábado)
Horário: 16h
Local: Auditório da ADunicamp
(Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária, Campinas/SP)
Entrada gratuita
Sinopse: Nancy Stokes é uma viúva de 55 anos que anseia por alguma aventura, alguma conexão humana e algum sexo. Bom sexo. Pela primeira vez em sua vida. Embora seu marido Robert fornecesse um lar, uma família, algo semelhante a uma vida, sexo bom nunca esteve disponível. Mas, ele se foi e agora Nancy tem um plano. Como ela diz, "há freiras com mais experiência sexual do que eu"'. Portanto, sendo a mulher razoável e prática que é, e como ex-professora que gosta de ser organizada, faz uma pesquisa completa e contrata os serviços de Leo Grande, um trabalhador do sexo (ou 'terapeuta sexual' como prefere) para uma noite de êxtase.