A próxima sessão do CINEADU será especial. Será exibido o documentário "Arqueologia no DOI-Codi: rompendo o silêncio" (2024), uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp. Após exibição do filme haverá bate-papo com Hebe Rios, Felipe Mateus, Kleber Casabllanca, João Ricardo Boi, Patrícia Lauretti e Marcos Botelho, equipe idealizadora e responsável pela produção do documentário. A produção integra uma edição especial do Jornal da Unicamp sobre os 60 anos do golpe militar que foi lançada no dia 18 de março, exclusivamente em formato online. (www.jornal.unicamp.br)

O documentário retrata o trabalho de escavações arqueológicas realizadas em uma sede do extinto Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), local onde, estima-se, mais de 7 mil sequestrados políticos experimentaram tempos de tortura e horror. O complexo de cinco prédios, tombado em 2014 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo, funcionou de 1969 a 1983 como órgão de repressão da ditadura militar.

Na elaboração do documentário, as equipes da SEC colheram depoimentos dos sequestrados políticos e acompanharam as visitas guiadas e escavações conduzidas por pesquisadores da Unicamp, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os dias 2 e 14 de agosto do ano passado, no prédio do DOI-Codi situado na Rua Tutóia, 921, bairro da Vila Mariana, zona sul de São Paulo. O vídeo exibe, em 53 minutos e 11 segundos de duração, o trabalho de busca dos pesquisadores por vestígios materiais e indícios da passagem das vítimas da repressão pelo local, como inscrições nas paredes, objetos pessoais e registros em papel, fundamentais para manter viva a memória sobre as atrocidades do regime militar.

SERVIÇO
Arqueologia no DOI-Codi: rompendo o silêncio (2024)
Data: 23 de abril de 2024 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Documentário
Classificação: 16 anos
Local: Auditório da ADunicamp
Entrada gratuita e aberto à comunidade