As atividades da 7ª Semana da Língua Alemã na Unicamp ocorrerão na ADunicamp e no CEL/Unicamp, entre os dias 14 e 19 de abril de 2023. A programação na ADunicamp fará parte do CineADu e será totalmente destinada à exibição de filmes, sendo 4 longas e um documentário que retratam a cidade de Berlin nas últimas décadas. Confira a programação completa aqui.

Na sexta-feira, dia 14 de abril,  o filme escolhido é o “Berlin Alexanderplatz” (Burhan Qurbani, 2020, 183min). Esta nova adaptação do romance homônimo de Alfred Döblin nos leva para a Berlim atual onde Francis, um jovem refugiado da Guiné-Bissau, procura sobreviver em meio à hostilidade da sociedade pós-moderna. Querendo apenas ser uma pessoa boa e levar uma vida decente, Francis logo se vê obrigado a ir contra seus princípios, já que sua condição de ilegal, sem documentos e sem dominar a língua local, não lhe deixa escolhas. Ele se aproxima do traficante Reinhold, um psicopata sombrio, que o acolhe em sua casa e o arrasta para seu submundo. A esperança vem na personagem de Mieze, uma prostituta pela qual Francis se apaixona. Em imagens intensas e um ritmo contagiante, Qurbani reencena o clássico literário como história de migração que foca no indivíduo na sociedade contemporânea. Confira o trailer e: https://youtu.be/11KAsvHc4t8Atenção: Devido à duração do filme haverá um pequeno intervalo no meio.

Já no sábado, dia 15 de abril, dentro da programação tradicional do CineADu, a organização do evento preparou duas sessões. Na primeira, com início previsto para as 16 horas, o filme será “Mein wunderbares West-Berlin | Minha maravilhosa Berlim Ocidental” (Jochen Hick, 2017, 98min). Trata-se de um documentário, que retrata o movimento gay de Berlim Ocidental na segunda metade do século XX. É justamente o enclave cercado pelo muro que se transforma em símbolo da liberdade e refúgio de pessoas LGBT+. A partir dos anos 1960 começam a surgir os primeiros clubes e darkrooms na cidade que viram refúgio para jovens gays de toda a Alemanha Ocidental, onde o famigerado “Paragraph 175” proibia atos homossexuais entre homens. É em Berlim que começa a luta contra essa lei, que foi revogada apenas em 1994. Além da mobilização política, o filme mostra pautas culturais e sociais, as rixas dentro do próprio movimento, a crise da Aids e as iniciativas para enfrentá-la. Com base em material inédito e inúmeras testemunhas, Hick investiga o percurso histórico da cena gay ao longo de várias décadas até o presente. Fatos se misturam com interpretações pessoais, traçando um panorama extremamente rico e de múltiplas perspectivas, às vezes controversas. Confira o trailer: https://youtu.be/wMpFOpvJTM8 (em alemão)

A segunda sessão de sábado (15/04), prevista para as 19 horas, exibirá o filme “Undine” (Christian Petzold, 2020, 90min). A historiadora Undine mora em Berlim e trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Urbano onde oferece visitas guiadas a partir de maquetes arquitetônicas da cidade. Quando seu namorado Johannes anuncia que pretende se separar dela, Undine, espírito elementar, é fadada a vingar a traição, tendo que matá-lo e regressar à água. Mas Undine resiste e se recusa a cumprir a sina. Pouco depois, ela conhece Christoph, um mergulhador profissional, e os dois se apaixonam intensamente. Apesar de terem um relacionamento a distância, vivem uma grande intimidade e compartilham da vida do outro. Mas um olhar para trás basta para Christoph perceber que Undine está fugindo de alguma coisa. Mesclando o real e o fantástico, Petzold transfere para o presente o mito de Undine (ou Ondina) e cria um conto de fadas moderno em um mundo desencantado. Confira o trailer: https://youtu.be/erUG26xCCRA  

QUARTA-FEIRA, DIA 19 DE ABRIL

Na quarta-feira, dia 19 de abril, o CineADu também terá duas sessões. Na primeira, programada para ter início às 16 horas, o filme será “Berlin is in Germany” (Hannes Stöhr, 2001, 97min). No ano de 2000, Martin Schulz deixa a prisão após 11 anos e pisa em terra incógnita: a Alemanha unificada que ele só conhece da TV. Ex-cidadão da RDA, suas posses se resumem a documentos vencidos, dinheiro inválido e uma TV portátil. Chegando em Berlim – uma cidade em plena transformação – Martin procura reconstruir sua vida e quer reatar laços com sua esposa Manuela, que agora vive com um novo companheiro. Pela primeira vez, ele encontra seu filho Rokko. Com charme, curiosidade e coragem, Martin tenta achar seu caminho neste novo mundo, mas as circunstâncias não lhe facilitam a vida. Tendo um ponto de partida real, o filme une o cômico e o trágico que advém da situação de seu protagonista. Com leveza e ironia, Stöhr examina as aproximações entre Leste e Oeste, criando um filme sensível com personagens autênticos. Trailer: https://youtu.be/iNgtmGG5FYQ (em alemão). Atenção: Este filme será exibido com legendas em inglês.

A partir das 19 horas, na segunda sessão do dia (19/04), o filme a ser exibido será “Nico” (Eline Gehring, 2021, 79min). Nico, uma jovem teuto-persa cheia de vida, adora seu trabalho como cuidadora geriátrica e é muito querida por seu jeito descontraído. Ela curte o verão em Berlim com sua melhor amiga Rosa até que um ataque racista a arranca de sua vida habitual. Atormentada por flashbacks, Nico se isola cada vez mais de seu entorno e perde a sensação de pertencimento. Só uma coisa está clara para ela: nunca mais será vítima! Para aprender a se defender, Nico inicia um duro treinamento de karatê com um mestre que a confronta com suas angústias. Aos poucos, ela aprende a canalizar sua raiva e a lidar com o medo. Quando conhece a jovem Ronny da Macedônia, sua paralisia começa a se soltar. Em seu primeiro longa, Gehring entrelaça temas como origem, corpo e sexualidade, criando uma obra poderosa e envolvente. Trailer: https://youtu.be/cvksoOnRxoo (legendas em inglês).

Confira a programação completa da 7ª Semana da Língua Alemã na Unicamp aqui.