A série ADunicamp CONCERTOS apresenta o show "Veredas Brasileiras" com DUOVAL, dueto formado pelos músicos Esdras Rodrigues e Levi Ramiro. A apresentação será no palco do Auditório da ADunicamp, no dia 13 de abril de 2023 (quinta-feira), a partir das 20 horas. A entrada é franca e aberta a toda comunidade da Unicamp.

VEREDAS BRASILEIRAS

Há dois significados para a palavra veredas em português, que permitem uma sugestiva relação com a música brasileira. Um é seu significado geográfico, como o berço das águas em um dos mais diversos biomas do planeta, o Cerrado Brasileiro; o outro é seu sentido literário, como o usou Guimarães Rosa em sua literatura, uma rede de caminhos utilizados pelo homem do campo para se locomover entre a emaranhada e densa vegetação do cerrado.

A música brasileira é tão diversa quanto se é possível imaginá-la. O que é de se esperar em um país de proporções continentais, com tanta diversidade geográfica, com 11 países fronteiriços, que contém 60% da maior floresta tropical do mundo, com 305 etnias indígenas falando 274 línguas diferentes, além de uma presença majoritária de afro-brasileiros e uma enorme variedade de imigrantes de todos os lados do mundo.

A grande variedade de ritmos e gêneros musicais que emerge de tal contexto compõe o rico universo musical brasileiro. Todavia, é interessante notar que certas características, ou mesmo certos instrumentos musicais, aparecem com uma regularidade surpreendente. Esse é o caso com os dois instrumentos deste projeto, a viola brasileira e a rabeca. Esse par está presente em todo nosso território, em regiões muito contrastantes e com tradições musicais muito distintas, um fato a revelar as peculiaridades históricas de cada uma.

Para explorar toda essa diversidade, dois músicos procedentes de tradições musicais totalmente diferentes se juntam para apresentar um retrato dessa rica paisagem musical: LEVI RAMIRO, que tem suas raízes na cultura popular, e ESDRAS RODRIGUES, um “rabequeiro” que teve sua formação profissional como violinista e há duas décadas se apaixonou pelas rabecas brasileiras. A linguagem do duo se insere dentro da música instrumental brasileira da atualidade, uma mescla de variados elementos contemporâneos.

O repertório explorado no projeto conduz o ouvinte através de evocativos gêneros musicais brasileiros, explorando seu rico conteúdo rítmico e expressivo, e estabelecendo uma conexão direta deste com aspectos geográficos, sociais e culturais compartilhados pelo duo com o público em concertos e oficinas. Como essa música não é parte do repertório mais convencional da música brasileira, ela acaba sempre surpreendendo e encantando a audiência.

DUOVAU

Guimarães Rosa criou fortes imagens ligadas ao sertão e ao Cerrado Brasileiro em sua ficção. Suas referências às águas, rios e ribeirões são numerosas. Uma palavra que fica marcada pelo seu uso é VAU (lugar raso em um rio cuja profundidade permite que se atravesse a pé ou a cavalo). Para ele, esse era um elemento unificador, uma conexão entre mundos à parte, a possibilidade de conectar as veredas de cá com as de lá.

LEVI e ESDRAS encontram-se nesse pequeno ‘Vau’, onde compartilham seus pertences coletados ao longo de suas extensas jornadas individuais e vivências pessoais pelas veredas da música brasileira.

Buscando inspiração na música tocada em violas brasileiras e rabecas em todo o Brasil, DUOVAU junta uma coleção de ritmos e elementos únicos extraídos do rico universo musical e cultural das regiões brasileiras para criar sua música, em uma leitura que se acomoda dentro dos limites da música brasileira instrumental contemporânea.

Acesse vídeo e saiba mais sobre o show: https://youtu.be/BnSUJf-gmJQ