A série “ADunicamp TEATRO” apresenta a peça “COMO SE FOSSE”, um espetáculo do Grupo Matula Teatro, criado a partir do texto ‘COMO SI FUERA ESTA NOCHE’, da dramaturga espanhola Gracia Morales, com direção da professora Verônica Fabrini (IA/Unicamp). O espetáculo será no dia 28 de abril, sexta-feira, Auditório da ADunicamp, a partir das 20 horas. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Segundo a autora, essa dramaturgia sustenta-se sobretudo no desejo e na memória, colocando em um espaço comum duas mulheres separadas por uma barreira temporal de dezoito anos. O texto aborda com delicadeza uma história que poderia ter saído das páginas de um jornal, trazendo um dos muitos casos de violência que lemos diariamente. No entanto, a opção da autora é por tratar o tema em sua ‘complexa cotidianidade, sem desenhar heróis nem carrascos’, incluindo momentos de lirismo no improvável diálogo entre mãe e filha, fazendo emergir dos silêncios as palavras tantas vezes não ditas.

A encenação pretende valorizar as propostas da dramaturga, transitando entre os diferentes pontos de vista que compõe as relações dessa família: sutilezas entre mãe e filha, os encontros e desencontros do casal, relação de proximidade e afastamento entre pai e filha, a perspectiva sobre uma experiência vivida que se transforma com o tempo.

Outro elemento presente no texto que foi referência para a encenação é uma percepção temporal cíclica, que se revela de diferentes maneiras: na repetição de nomes das mulheres da família; na mãe que sempre perde seu dedal de costura; nas brigas que acontecem geralmente às sextas e os dias de amor, sempre às terças; na ação de esperar da filha que de alguma maneira remete ao cotidiano de espera da mãe, entre outros detalhes.

Porém, durante todo o percurso de construção do espetáculo, atentas à realidade brasileira, as atrizes empenharam-se em estudar e atualizar algumas situações do texto, inserindo alguns dados referente à situação das mulheres vítimas de violência no Brasil, uma vez que o mesmo tem data de 2003 e estava localizado na cidade de Madri/Espanha.

É nesse ponto, que o Matula traz à tona mais uma vez uma visão conectada ao cotidiano nacional e tensionando o real e a cena teatral, não perdendo de vista o potencial ativista que o teatro possui e, dessa maneira, desvelando em cena, a epidemia atual que vivemos de feminicídios no Brasil.

SOBRE GRACIA MORALES

Gracia Morales é uma dramaturga e poeta espanhola, autora de obras teatrais como NN12, Un lugar estratégico, Como si fuera esta noche e La grieta, entre animales salvajes. Em 2000, foi a primeira mulher ganhadora do prêmio Marques de Bradomin (prêmio literário espanhol voltado para autores/autoras teatrais).

É uma das fundadoras do Grupo Remiendo Teatro e da Escuela de Teatro y Doblaje Remiendo, centro de formação cênica, referência em Andaluzia, na Espanha.

É professora titular na universidade de Granada/Es, no Departamento de Literatura Espanhola da Faculdade de Filosofia e Letras da universidade de Granada, onde leciona Literatura Hispanoamericana e Teatro.

CONFIRA O CLIPE DA PEÇA