ELEIÇÕES 2020 | Prof. Wagner Romão | A Universidade e o Desenvolvimento para Campinas


A Diretoria da ADunicamp convidou todos/as candidatos/as a vereador/a ligados à Unicamp para escreverem sobre “a universidade e o desenvolvimento da cidade de Campinas”. Os textos serão publicados por ordem de chegada. A seguir, confira o material preparado pelo Prof. Wagner Romão:
 


 
A IMPORTÂNCIA DA UNICAMP PARA SUPERARMOS A CRISE EM CAMPINAS E NO BRASIL
A grave crise pela qual passamos possui pelo menos cinco vetores: 

  • o sanitário, com a pandemia do coronavírus longe de ser debelada, em meio ao desmantelamento do nosso Sistema Único de Saúde; 
  • o econômico, com a incapacidade dos governos realizarem políticas anticíclicas de combate à estagnação econômica e ao desemprego; 
  • o ambiental, com uma matriz energética poluidora, com a predação do nosso ambiente pela especulação imobiliária e pela voracidade do avanço das fronteiras agrícolas sobre as reservas florestais, entre outras tantas dificuldades;
  • o cultural, com a extrema fluidez da produção de informações duvidosas, ataques ao conhecimento científico e aos avanços civilizacionais das décadas recentes; e, por fim,
  • o político, com a fragilização da democracia e com a exclusão das maiorias (mulheres, pessoas negras, população periférica) do exercício da cidadania no país.

Não há maneira de sairmos desta crise sem o conhecimento cientifico que, no Brasil, é produzido  majoritariamente pela Universidade Pública!
Os governos federal e estadual, no entanto, têm atacado fortemente a Universidade, seja pela visão neoliberal de Estado, que mina sua capacidade de promover justiça social e efetivar direitos; seja pelo autoritarismo que sempre é inimigo da livre produção do conhecimento.
Em Campinas, temos uma Prefeitura e uma Câmara Municipal que estão muito longe de ter condições de debelar esta crise. Mais que isso, elas promovem a fragilização do SUS e não conseguiram reagir à quebradeira das empresas locais e ao desemprego. E estão distantes da Universidade.
Nossa candidatura a vereador em Campinas pretende agir para fortalecer a luta em defesa da Universidade pública, em especial da Unicamp. Atuei nos últimos dois anos na presidência da ADunicamp. Foi um período de muitas dificuldades, em que tivemos como estratégia de atuação o estreitamento de laços com a sociedade campineira e a busca da visibilidade para nossas causas em São Paulo e no país.
A Unicamp é muito querida em Campinas. Seu Hospital de Clínicas e toda a área da saúde são referências regionais e tenho percebido a enorme gratidão das pessoas pelo HC e pela Unicamp. Mas, precisamos nos aproximar ainda mais da cidade. 
Há muito a se fazer, e tenho certeza que uma melhor configuração da Câmara Municipal e uma Prefeitura com pessoas de mentalidade mais arejada e comprometidas com a transformação social podem gerar fortes parcerias entre a Unicamp e o poder público. Muito mais do que já é feito hoje. Campinas precisa da Unicamp e nossa Universidade pode colaborar muito para o desenvolvimento sustentável da cidade. 
Com o apoio de nossa comunidade acadêmica, espero poder ser um dos articuladores deste novo e frutífero momento das relações entre a Unicamp e a cidade de Campinas.
Prof. Wagner Romão (PT) – 13300
Candidato a Vereador em Campinas


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *