COMUNICADO DA CHAPA 1 – ADUNICAMP PLURAL E DEMOCRÁTICA (08/05/2018)

Caras e caros colegas!
Esta campanha para a sucessão da Diretoria e Conselho de Representantes da ADUNICAMP chegou ao seu final. Agora é a hora do seu voto àquela que considerar a melhor proposta para os próximos dois anos da nossa entidade.
Estivemos presentes em pelo menos 23 das 27 Unidades da nossa Unicamp nestes cerca de dez dias de campanha, em meio às nossas atividades docentes e de pesquisa. Fizemos questão do debate presencial, da escuta ativa, da troca de ideias. Olho no olho.
Ampliamos e melhoramos nossa percepção sobre a especificidade de cada Unidade. Recolhemos ideias fundamentais para nossa atuação na direção da ADUNICAMP, se tivermos a honra de sermos escolhidos pela maioria dos votantes. Parte delas já incorporamos ao nosso Programa, como pode-se ver na síntese abaixo.
Desejamos seu voto consciente, pautado por sua identificação com um Programa digno deste nome. Transparência e representação começam aqui e agora. Queremos ser escolhidos por nossas propostas, por nossas ideias e por sua percepção de que temos capacidade para implementá-las.
Precisaremos de vocês no próximo período, para fortalecer a ADUNICAMP com sua franqueza e com a força de seus posicionamentos. Estaremos juntos nas Unidades, nas consultas presenciais e eletrônicas, por meio dos Representantes no CR e nas Assembleias. Nos encontros culturais, nos momentos de diversão e em nossas festas. Precisaremos de você nos momentos de mobilização na luta pelo reconhecimento de nossos direitos. Cada um e cada uma pode contribuir ao seu modo. Dificilmente obteremos apoio unânime, mas atuaremos para conquistar o respeito e a confiança de todos e todas em nosso Sindicato, em nossa Associação.
Um bom voto! Contamos com ele!

CHAPA 1 – ADUNICAMP PLURAL E DEMOCRÁTICA
Nosso Programa (síntese)

Defesa da Universidade, Ciência e Tecnologia Públicas

• A ADUNICAMP deve ser protagonista na defesa do orçamento federal e estadual para a Educação, Ciência e Tecnologia. Também na Saúde e na Cultura. Devemos nos articular a associações de docentes e técnico-administrativos, associações nacionais de área e frentes parlamentares nesta defesa.
  • Devemos atuar junto aos nossos programas de pós-graduação, realizando debates sobre as políticas de avaliação e financiamento à pós-graduação e pesquisa científica do País, levando em conta a peculiaridade e a diversidade das áreas de conhecimento, bem como a necessidade de articulá-las ao compromisso social da Universidade.
  • Vamos discutir e formar posição sobre a situação financeira das Universidades e a questão tributária no Estado de São Paulo.

Defesa da categoria docente

• Em todas as Unidades por que passamos foi unânime a posição de contrariedade com relação à política de reposição de quadros e de progressão na carreira atualmente implementada pela Reitoria. Vamos abrir diálogo com o Reitor que esta decisão seja revista.
  • Vamos atuar pelo descongelamento das progressões e das contratações no COTUCA e do COTIL.
  • Permaneceremos firmes na luta pelo salário digno e justo nas datas-base. Defender nosso salário é defender a Universidade Pública!
  • Atuaremos como a defesa intransigente de nossa autonomia intelectual e liberdade de pesquisa.
  • Combateremos qualquer forma de assédio e discriminação no ambiente de trabalho. A ADUNICAMP deve defender as/os docentes e mediar conflitos nas relações laborais.
  • Estimularemos investigações acadêmicas interdisciplinares sobre as condições de trabalho, carreira, modelos de gestão e avaliação docente na Unicamp, aproveitando o conhecimento e experiência acumulados na Universidade.
  • Acompanharemos o debate sobre novo marco legal dos planos de saúde e atuaremos com firmeza na defesa de nossos interesses na relação com a seguradora. Futuras decisões serão tomadas em conjunto com as/os sindicalizadas/os que aderiram ao atual convênio. Não podemos ser reféns de reajustes abusivos da UNIMED!

Democracia, Participação e Representação

• Permaneceremos presentes nas Unidades. Vamos fortalecer a presença da Diretoria da ADUNICAMP nas Unidades, por meio de reuniões periódicas, consultas eletrônicas e conexão permanente com os Representantes do CR.
  • Atuaremos para viabilizar sedes / pontos de referência da ADUNICAMP nos campi de Limeira e Piracicaba.
  • Reforçaremos a atuação da ADUNICAMP nos órgãos colegiados da Unicamp, sobretudo no Conselho Universitá
  • Melhoraremos a preparação e a dinâmica das Assembleias. Vamos antecipar os principais temas com vídeos, informativos e debates nas Unidades e pelo site da ADUnicamp. É preciso qualificar os momentos coletivos de deliberação, pois é justamente no confronto de ideias e posições e na busca racional por consensos que podemos tomar as melhores decisões que beneficiem os interesses das/os docentes.
  • Um de nossos pontos emergenciais: realizaremos uma ampla campanha de filiação à ADUNICAMP, em contato direto com novos docentes nas Unidades.
  • Atuaremos de maneira organizada nos conselhos municipais aos quais a Unicamp e a ADUNICAMP possui representação.
  • Faremos valer nossas posições políticas junto ao ANDES-SN. A ADUNICAMP é uma das Associações fundadoras do ANDES, contribuímos para sua manutenção e devemos cobrar de suas direções maior proximidade com as/os docentes da Unicamp e apoio em nossas campanhas em nível estadual e nacional.
  • Realizaremos planejamento estratégico da atuação da Diretoria para os próximos dois anos, em conjunto com o Conselho de Representantes, que serão os porta-vozes dos desejos da comunidade de cada Faculdade e Instituto da Unicamp.

Comunicação, Abertura ao Diálogo e Transparência

• Criaremos um Núcleo de Comunicação, aberto à participação de todas/os, que possa discutir e realizar ações de impacto junto à comunidade Unicamp e à sociedade de modo geral.
  • Produziremos programas de debates semanais (ou até diários) em radio e TV/web como forma de produzir conteúdo de alta qualidade para a comunidade Unicamp e a sociedade de maneira geral. Para isso, será fundamental a participação de nossas associadas e associados.
  • Proporemos a funcionários e estudantes um Fórum Permanente de Diálogo, onde possamos compartilhar visões da Universidade e estabelecer princípios e diretrizes comuns de atuação em sua defesa. Não podemos repetir o clima de desacordo e desunião que marcou o ano de 2016.
  • Atuaremos com máxima transparência na tomada de decisões e na utilização dos recursos financeiros da ADUNICAMP.
  • Ampliar o diálogo com nossas/os docentes, por meio de distintos canais de informação, comunicação e reflexão conjunta, em grupos de trabalho, seminários e ciclos de encontros.
  • Manter e ampliar as atividades culturais e artísticas na sede da ADUnicamp e em outros espaços da Universidade, inclusive nos campi de Limeira e Piracicaba.