A Unicamp deve romper definitivamente o convênio assinado, em 2023, com a Technion (Instituto de Tecnologia de Israel), a mais antiga universidade daquele país, comprovadamente ligada à indústria bélica israelense e ao governo que promove o genocídio do povo palestino na Faixa de Gaza. Esse posicionamento foi decidido pela Assembleia Extraordinária de docentes da Unicamp, reunida nesta terça-feira, 23 de setembro, no auditório da ADunicamp.
O posicionamento está expresso na “Moção da Assembleia da ADunicamp ao Consu”, aprovada por unanimidade pelos docentes presentes na assembleia. Diz a moção, que será apresentada ao Consu (Conselho Universitário da Unicamp), na reunião do próximo dia 30 de setembro: “A Assembleia de Docentes da Universidade Estadual de Campinas, reunida em 23 de setembro de 2025, manifesta seu posicionamento contrário à manutenção do convênio entre a Unicamp e a Technion, por conta do genocídio do povo palestino perpetrado pelo Estado de Israel, e demanda que a Unicamp rompa, definitivamente, com este convênio.”
O professor Luciano Pereira (FE), vice-presidente da ADunicamp e responsável pela condução da assembleia, lembrou que a Diretoria da ADunicamp tem se posicionado claramente em defesa do povo palestino e contra o genocídio. “Mas decidimos convocar esta assembleia para que pudéssemos ter uma posição tomada pela categoria. Romper o acordo com a Technion é algo que a Unicamp deve fazer para se manifestar sobre esse genocídio”, ponderou ele.
O professor Luciano relatou que, antes de convocar a assembleia, a Diretoria da ADunicamp, publicou textos com subsídios para a decisão dos/as docentes. E, inclusive, realizou um debate no dia 16 de setembro, com extensos esclarecimentos sobre o vínculo da Technion com a forças militares que comandam o genocídio em Gaza (leia aqui).
Durante a Assembleia, a professora Stella Paterniani (IFCH), do COMITÊ UNICAMP PALESTINA LIVRE, que inclusive participou do debate citado por Luciano, leu uma moção que o comitê já protocolou no Consu para ser debatido na reunião do dia 30 (leia aqui).
Subscreva a Moção!
Ao final da Assembleia, alguns/as docentes sugeriram a criação de um espaço para que mais professores e professoras, especialmente aqueles/as que não puderam comparecer ao encontro, pudessem subscrever a moção apresentada e aprovada. Deste modo, foi elaborado um formulário para atender a demanda. Para preencher, acesse o link: https://forms.gle/NQLy9dDtiFdzYM4Z6
A iniciativa é fundamental para ampliar o alcance e a legitimidade da decisão coletiva. Além disso, reforça-se a importância da participação presencial de docentes nas próximas Assembleias da ADunicamp, como forma de fortalecer o debate democrático e garantir que as deliberações representem, cada vez mais, a posição da comunidade acadêmica.
ADunicamp
[…] Assembleia de Docentes aprova moção que pede o fim do convênio entre Unicamp e Technion […]