Reestruturação do quadro funcional da ADunicamp é apresentada ao Conselho de Representantes


A ADunicamp acaba de concluir uma reforma profunda em seu quadro funcional, com uma reestruturação completa de cargos, salários e a inclusão de um plano de carreira para toda a sua equipe de servidores/as. A reforma, antes de ser finalmente implantada neste mês de julho, foi amplamente estudada e discutida passo a passo, com a participação e aprovação final da equipe. Os detalhes das mudanças e de todo o processo que levou a ela foram apresentados pela presidenta Silvia Gatti (IB) nesta quinta-feira, 23 de julho, durante a reunião mensal do CR (Conselho de Representantes) da ADunicamp.

“Foi um processo bastante longo, mas que teve resultados muito positivos e que creio que devem ser do conhecimento de todos”, avaliou a professora Silvia. Ela lembrou que a necessidade de reestruturação interna começou a ser evidenciada com maior clareza a partir de 2021, quando a Diretoria da ADunicamp realizou uma auditoria interna ampla, conduzida por uma empresa especializada, com o objetivo de avaliar todo o processo de gestão do sindicato.

Silvia relatou que já havia identificado, antes da auditoria e a partir de análise do organograma de funções da ADunicamp, uma série de vazios nas Diretorias e que precisavam ser preenchidos para ampliar o apoio ao trabalho de diretores/as. “Depois, em consultas diretas com nossos servidores e servidoras, percebi que havia uma série de imprecisões sobre as funções estabelecidas no organograma, como funções sobrepostas e pouco definidas”, afirmou.

Silvia lembrou que os aumentos salariais ou eventuais promoções também eram, muitas vezes, realizados de forma aleatória, sem seguir um plano definido. “Tínhamos distorções como a de termos, por exemplo, dois servidores na mesma função, mas com salários totalmente desproporcionais”.

Assim, a partir das orientações propostas pela auditoria e após aprovação da Diretoria, foi contratado o auditor Carlos Maldonado, formado e pós-graduado em Gestão Pública, servidor técnico-administrativo aposentado da UFRJ, com cursos de especialização em diversas áreas de administração pública. Maldonado, lembrou Silvia, tem no currículo a execução de serviços semelhantes de Recursos Humanos em várias prefeituras e instituições públicas brasileiras.

Ao longo de 2024, foram realizados estudos e múltiplas reuniões envolvendo a Diretoria da ADunicamp e também todo o quadro de trabalhadores/as. A partir das avaliações e sugestões propostas durante esse processo, o novo plano de cargos, salários e do plano de carreira começou a ser elaborado. Neste momento, também lembrou Silvia, a assessoria jurídica da ADunicamp, a LBS Advogadas e Advogados, representada pela advogada Luciana Barretto, teve um papel essencial para adequar o plano às normas legais da CLT.

A primeira proposta do novo plano, concluída no final de 2024, foi amplamente discutida com funcionários/as, que levantaram e elucidaram dúvidas e apresentaram um conjunto de sugestões. Só após isso, ela foi formalmente aceita e assinada pela equipe e passou a ser implantada a partir deste mês de julho de 2025.

“Foi um longo trabalho, de quase quatro anos, desde a percepção dos problemas até a execução. Mas hoje temos certeza de que o resultado é fundamental para as próximas diretorias da ADunicamp, mas principalmente para os servidores que agora têm um plano de carreira consistente e funções definidas em seus trabalhos. Afinal, nós da Diretoria passamos, mas eles ficam”, avaliou Silvia.

 GTs E CRUESP

A professora Silvia fez também, no início da reunião, um breve relato dos avanços recentes das negociações do Fórum das Seis com o Cruesp, que já agendou para o começo de setembro a segunda reunião deste ano para discutir questões que fizeram parte da Pauta Unificada da Data-Base/2025.

“Obtivemos duas conquistas recentes importantes, que foram a estruturação dos GTs da Previdência e da Reforma Tributária, agora com a participação do Cruesp junto ao Fórum das Seis”, apontou a professora. O GT da Previdência tem permitido um acompanhamento dos efeitos causados dentro das Universidades pelas últimas reformas da Previdência e também na busca de alternativas para atenuar seus efeitos em alguns segmentos docentes e técnico-administrativos.

O objetivo do GT é encontrar caminhos para uma maior justiça previdenciária dentro das Universidades Paulistas, com olhar especial em docentes e técnico-administrativos mais jovens – uma   demanda reivindicada pelo Fórum das Seis há mais de dois anos.

“Já o GT da Reforma Tributária é extremamente importante porque essa reforma vai mudar a forma de financiamento das Universidades. Foi uma conquista do Fórum das Seis que tenhamos o Cruesp trabalhando junto.” Caso não seja detalhadamente estudada e lutas comuns não sejam empreendidas, a reforma tributária coloca em risco a autonomia e o financiamento das Universidades Paulistas.

A professora Silvia também relatou as últimas gestões em curso para tratar a questão das perdas salariais de docentes ocorridas na transição do Plano Real, quando criada a URV (Unidade Real de Valor) em 1994. As perdas já começaram a ser repostas, desde agosto de 2024, nos holerites de docentes que têm esse direito, graças à ação vitoriosa da ADunicamp e da LBS Advogadas e Advogados, que se desenrolava desde 2011.

Mas o que está em jogo agora é o pagamento das perdas ocorridas nos anos passados e que envolvem valores consideráveis. “Já temos mil docentes envolvidos com a questão da URV e esse número deverá aumentar. É muita gente”, afirmou Silvia. Em recente reunião com a PG (Procuradoria Geral) da Unicamp foram definidos os próximos passos que deverão ser seguidos, até que sejam definidos os valores, critérios e datas para a emissão de precatórios pela Unicamp para o pagamento dessas perdas (para mais informações sobre a URV, acesse este link).

CONTAS APROVADAS

O Conselho de Representantes aprovou, por unanimidade dos/as conselheiros/as presentes, o parecer da Comissão de Acompanhamento Financeiro avaliou as contas da ADunicamp referentes ao segundo trimestre de 2025.

Diz o parecer:

“Parecer da comissão de acompanhamento financeiro do Conselho de representantes (CR) da ADunicamp sobre as contas do trimestre abril, maio e junho de 2025. A(o)s integrantes do CR, Reunido(a)s no dia 23 de julho, juntamente com a Diretoria Financeira e a equipe técnica da ADunicamp, o(a)s membros da comissão apreciaram o balanço trimestral das contas da entidade, referente ao período abril, maio e junho de 2025. Para tanto, tiveram acesso à documentação pertinente e a uma detalhada apresentação, a cargo da Tesouraria. Na reunião, questões pontuais relativas ao movimento financeiro foram devidamente sanadas pela equipe técnica e Diretoria Financeira. Com relação à planilha, um ponto a ser destacado refere-se à alínea sobre reformas e ampliações no grupo de contingências que apresenta a execução de obras na sede da ADunicamp. Nos demais pontos sobre a movimentação financeira, o conjunto das despesas foi justificado pelos documentos disponíveis. Os dados acumulados (segundo trimestre) do ano apontam uma situação financeira equilibrada e coerente com as projeções feitas para todo o período. Assim sendo, e não havendo quaisquer irregularidades a relatar, a comissão indica a aprovação das contas da entidade.”


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