Quando a imagem é colonizada, contar a própria história vira um ato de libertação. Por séculos, os povos indígenas foram filmados, fotografados, narrados pelo olhar do não indígena.
Hoje, as lentes estão em outras mãos. E é com o olhar das mulheres indígenas que novos mundos estão sendo registrados.
Na conversa desse episódio do Conexão ADunicamp recebemos Larissa Ye’padiho Mota Duarte, estudante de Artes Visuais (IA/Unicamp), integrante da Katahirine – Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas, uma articulação que nasce do desejo coletivo de fortalecer a produção audiovisual das mulheres indígenas no Brasil e América Latina.
A rede atua como uma resposta concreta ao apagamento histórico das vozes indígenas nos meios de comunicação e como um espaço de afeto, troca e formação.
Nessa conversa, vamos entender como as mulheres indígenas estão transformando o cinema em ferramenta política, espiritual e coletiva. E como a arte pode ser, também, um jeito de defender o território, honrar os ancestrais e projetar outros futuros.
Confira esse episódio no player abaixo ou acesse este link
Você pode assistir/ouvir o videocast #ConexãoADunicamp nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. e, se preferir, acesse pelo Youtube.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Magrão Percussionista
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp
Siga nossas redes sociais!
instagram.com/adunicamp
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
www.youtube.com/@adunicamp-secaosindical3742
Inscreva-se, curta e compartilhe!
0 Comentários