Pesquisa nacional investiga violações à liberdade acadêmica


Débora Diniz, Pedro Hallal, Conrado Hubner, Débora Duprat, Fernanda Sobral e Miriam Pillar Grossi participam da live de lançamento nesta quinta-feira (19/8), às 18h pelo Youtube.

“Pesquisa Nacional: A Liberdade Acadêmica está em Risco no Brasil?” será realizada pelo Observatório do Conhecimento, pela SBPC e pelo Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo.

O Observatório do Conhecimento, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por meio do Observatório Pesquisa, Ciência e Educação, e o Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) irão traçar um panorama das violações e ameaças ao exercício da liberdade acadêmica e de cátedra no País. As entidades realizarão uma pesquisa para rastrear casos, ouvindo docentes e pesquisadores de instituições de ensino superior de todos o País. Os questionários poderão ser respondidos de forma anônima.

“Por violações e ameaças entendemos ações e pressões feitas sobre professores e pesquisadores no exercício de suas atividades acadêmicas e que visam limitar ou constranger a autonomia universitária”, explica Josué Medeiros, coordenador do Observatório do Conhecimento. Segundo ele, com exceção dos casos que ganham repercussão na mídia, não há uma dimensão real do problema e pouco se sabe sobre como as vítimas lidam com as ameaças e violações. “O levantamento dessas informações ajudará a aprofundar o debate sobre o assunto.”

O questionário da pesquisa, que leva cerca de 10 minutos para ser respondido, estará disponível neste link. Não é obrigatória a identificação.

O lançamento ocorrerá em uma live nesta quinta-feira (19/8), às 18h, com as presenças de Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, Miriam Pillar Grossi, secretária da SBPC; e de personalidades que sofreram na pele este tipo de perseguição: Débora Duprat, procuradora da República; Conrado Hubner Mendes, professor de direito constitucional da USP; Débora Diniz, antropóloga; Pedro Hallal, professor de educação física e epidemiologista, entre outros. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Observatório do Conhecimento no Youtube.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *