Cineclube (19/10) | Torre de Marfim (2015)


 
torre_marfimO ensino superior nos Estados Unidos vale a pena sob uma perspectiva de seus custos? Diversas instituições são avaliadas: desde Harvard até universidades públicas em crise financeira. Os empréstimo feitos para estudantes passam de 1 trilhão de dólares no país. As universidades, seus custos, importância e interesses são questionados nesse documentário. Nas discussões sobre a crise no sistema de ensino superior no Brasil, o modelo norte-americano costuma ser citado como alternativa a ser imitada, notadamente no tocante ao aspecto financiamento. As questões levantadas pelo documentário expõem a precariedade dessa argumentação simplista/simplificadora, tocando também numa grande gama de outros aspectos, como a mercantilização que transforma direito em artigo de consumo.
Abertura
A exibição do documentário será precedida pela fala do professor das Faculdades de Economia da Universidade de Coimbra e de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison, Boaventura de Sousa Santos, na abertura do II Congresso Acadêmico Unifesp, realizado entre os dias 6 e 9 de junho deste ano. Na ocasião, o professor fez uma análise rigorosa e global da Universidade do Século XXI.
SESSÃO DAS 18h30
Data: 19/10
Torre de Marfim (2015)
Título original: Ivory Tower
Diretor: Andrew Rossi
Gênero: Documentário
EUA
Duração: 1h30
[button link=”http://www.imdb.com/title/tt4513674/” icon=”plus-circle” color=”red” window=”yes”]Informações – IMDB[/button]
 


 
a_corte_2015Michel Racine (Fabrice Luchini) é um juiz rígido e impiedoso, conhecido pela atitude extremamente profissional nos tribunais. Isso muda quando a jurada de um de seus casos é Ditte Lorensen-Cotteret (Sidse Babett Knudsen), uma mulher por quem foi perdidamente apaixonado muitos anos atrás, mas que o abandonou.
SESSÃO DAS 16h
Data: 19/10
A Corte (2015)
Diretor: Christian Vincent
Gênero: Comédia dramática
França
Duração: 1h35
[button link=”http://www.imdb.com/title/tt4513674/” icon=”plus-circle” color=”red” window=”yes”]Informações – IMDB[/button]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *