A ADunicamp realizará, no próximo dia 11 de abril o seminário sobre as "Percepções e posicionamento político sindical dos/das docentes da UNICAMP". O objetivo da pesquisa, desenvolvida em 2022, foi o de mapear e analisar as características sociodemográficas dos/das docentes das três universidades públicas estaduais paulistas – USP, UNESP e UNICAMP – suas percepções políticas e visões a respeito das formas de atuação sindical.

Realizada por três pesquisadoras da área de estudos sobre trabalho – Andréia Galvão (IFCH/UNICAMP), Aparecida Neri de Souza (FE/UNICAMP) e Paula Marcelino (FFLCH/USP) – o presente seminário, que contará com a participação das duas primeiras, propõe-se a apresentar as características sociodemográficas; a situação na carreira, contratos e atividades docentes; a percepção e o posicionamento sobre sindicatos; e o posicionamento político dos/das docentes da UNICAMP que participaram da pesquisa com o propósito de fomentar o debate sobre as relações dos/das docentes com os sindicatos.

Sobre as participantes do evento:

Andréia Galvão, cientista política, Departamento de Ciência Política, IFCH/UNICAMP, linha de pesquisa “Movimentos sociais, trabalho e participação política”. Estuda relações de trabalho e ação sindical; papel do sindicalismo e outros movimentos sociais na produção de direitos e do impacto das reformas neoliberais sobre a proteção social, a organização e a mobilização da classe trabalhadora. Grupo de Pesquisa sobre “Trabalho, reforma neoliberais, movimentos sindicais e sociais”. Uma das coordenadoras da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar das Reconfigurações do Trabalho (Remir-Trabalho).

Aparecida Neri de Souza, socióloga, Departamento de Ciências Sociais e Educação, FE/UNICAMP, linha de Pesquisa Trabalho e Educação.  Estuda relações de trabalho no setor público (professores); condições e organização do trabalho docente em universidades; trabalho, políticas e educação; trabalho docente e sindicalismo. Participa da rede latino-americana de pesquisadores e pesquisadoras sobre associativismo e sindicalismo dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação (Rede Aste); da Rede latino-americana de estudos sobre trabalho docente (Redestrado); e da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar das Reconfigurações do Trabalho (Remir-Trabalho).

Data: 11 de abril de 2024 (quinta-feira), 10 horas, no Auditório da ADunicamp