Nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, a ADunicamp, em parceria com a Comissão de Relações Etnico-raciais da Faculdade de Educação (FE/Unicamp), realizará atividades referentes a Semana da Consciência Negra de 2023. Os eventos serão no Auditório e na Praça (lado externo do restaurante) da entidade, com entrada gratuita. A organização da agenda de atividades é das professoras Maria José M. Mesquita (IG/Unicamp e ADunicamp) e Alik Wunder (FE/unicamp).

No dia 22 de novembro (quarta-feira)a partir das 19h30, o Auditório da ADunicamp será palco para o espetáculo “Tava Durumindo”, de Adilson Nascimento, docente da FE/Unicamp. A performance traz pensamentos-sensações-testemunhos-forças do professor e possibilita um encontro com dores e encantamentos da sua ancestralidade por meio dos sonhos.

Já no dia 23 de novembro (quinta-feira), serão três atividades. A partir das 17 horas, no Auditório da ADunicamp, haverá o Lançamento do livro “Psicanálise infantil e racismo” com Roda de Conversa com a autora, professora Dra. Regina Marques da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com mediação da professora Dra. Bete Figueroa da Faculdade de Educação. A Roda de Conversa será transmitida pelo Canal da ADunicamp no YouTube (assista aqui).

A partir das 19 horas, na Praça da ADunicamp, Renata Oliveira realizará a performance de dança “Ser Giros”. O que está perpetuado no barrado das saias que nos leva para nossa ancestralidade? Com essa provocação e a partir de seu estudo artístico sobre o resgate do corpo ancestral por meio do girar das saias, Reanta Oliveira evidencia, em suas palavras, o “ser nos caminhos que construímos, nas relações que tecemos. Perceber-se nos pés fincados na terra e refazer-se nos giros das saias. Meu corpo se faz presente a cada batida de pé, a cada giro dado; expandindo saberes e sonhos”.

Na sequência, a partir das 19h30, também na Praça da ADunicamp, Sinhá Rosaria e João Arruda apresentam o show “Eu sou Sinhá”. Acompanhada de João Arruda, violeiro, percussionista diretor musical e arranjador do CD “Eu sou Sinhá”, o espetáculo terá cantos, ritmos e danças que Sinhá Rosária preserva e divulga como samba-de-bumbo campineiro, samba-de-lenço rural paulista, jongo, coco, maracatu, samba de roda, bumba-meu-boi, baião, lundu, entre outros. Ela canta as músicas que compôs, que aprendeu e que ensina.

Os gestos e palavras de Sinhá Rosária trazem a humildade rara daqueles que muito sabem. Seu canto convida a serenar, a ouvir o chamado das boas madrugadas, a vestir camisa de folha e calça de cipó, a sambar no terreiro, a pegar na enxada e abrir as portas de qualquer tipo de cativeiro com a força da alegria e da amizade.

SERVIÇO | Programação – Semana da Consciência Negra 2023

22/11/2023 (quarta-feira)
Espetáculo “Tava Durumindo”, com Adilson Nascimento
Horário: 19h30
Auditório da ADunicamp
Duração: 40 minutos

23/11/2023 (quinta-feira)
Lançamento do livro “Psicanálise infantil e racismo” com Roda de Conversa
Horário: 17 horas
Auditório da ADunicamp
Transmissão ao vivo: https://youtube.com/live/BRBf0Pt_jhk?feature=share
Duração: 1h30

Performance de dança “Ser Giros”, com Renata de Oliveira
Horário: 19 horas
Praça da ADunicamp (lado externo do restaurante da entidade)
Duração: 10 minutos

Sinhá Rosaria e João Arruda com o show “Eu sou Sinhá”
Horário: 19h30
Praça da ADunicamp (lado externo do restaurante da entidade)
Duração: 1h30

Publicado originalemnte em 06/11/2023