18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma oportunidade para os amantes do cinema mergulharem na rica tradição cinematográfica da Itália. Seja através dos olhos dos diretores contemporâneos ou da lente nostálgica, mas sempre atual e inspiradora  da “Commedia all’italiana”, há algo para todos neste festival e toda programação, seja nas salas de cinema ou no streaming, é gratuita.

Com uma seleção de filmes inéditos dirigidos por renomados cineastas italianos contemporâneos, com grandes produções e atuações, o festival também apresenta nomes novos por trás das câmeras , produções independentes, e, como não poderia deixar de ser, uma retrospectiva de um dos gêneros mais potentes da historiografia cinematográfica: la commedia.

Na ADunicamp, a programação segue a premissa do Festival, com uma verdadeira celebração da diversidade do cinema italiano. A sessão de estreia será no dia 8 de novembro de 2023 (quarta-feira), com sessão dupla. A partir das 16 horas, o filme a ser exibido será “C’È ANCORA DOMANI” (AINDA TEMOS AMANHÃ), de 2023, drama dirigido pela cineasta Paola Cortellesi. Na sessão das 18h30, o filme será “AUDACE COLPO DEI SOLITI IGNOTI” (GOLPE DOS ETERNOS DESCONHECIDOS), uma clássica comédia italiana, de 1959, dirigida por Nanni Loy.

SOBRE FILMES

- Sessão das 16 horas

Filme: C’È ANCORA DOMANI (AINDA TEMOS AMANHÃ)
Direção: Paola Cortellesi
Elenco: Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea
País: Itália
Ano: 2023
Duração: 118 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 14 anos

Em uma Roma pós-guerra dos anos 40, dividida entre o otimismo da libertação e as misérias, vive Delia, uma mulher dedicada esposa de Ivano e mãe de três filhos. Esses são os papéis que a definem e ela está satisfeita com isso. Enquanto seu marido Ivano age como o chefe autoritário da família, Delia encontra consolo em sua amiga Marisa. A família se prepara para o noivado da filha mais velha, Marcella, que vê no casamento uma saída para uma vida melhor. No entanto, a chegada de uma carta misteriosa dá a Delia a coragem para questionar seu destino e de sua família e, talvez, encontrar sua própria liberdade. Entre segredos e reviravoltas, este drama emocionante explora o poder do amor e da escolha em tempos difíceis.

- Sessão das 18h30 horas

Filme: Audace Colpo Dei Soliti Ignoti (Golpe dos Eternos Desconhecidos)
Direção: Nanni Loy
Elenco: Vittorio Gassman, Renato Salvatori, Claudia Cardinale
País: Itália
Ano: 1959
Duração: 105 minutos
Gênero: Comédia / Policial
Classificação indicativa: 14 anos

Um gangster milanês entra em contato com Peppe e o identifica, junto com seus comparsas, como os responsáveis pela tentativa frustrada de roubo da loja de penhores Madonna Street. Ele oferece a eles a chance de se reunirem novamente para um audacioso roubo em Milão, onde as receitas semanais do “Totocalcio”, uma loteria de apostas em jogos de futebol, são transportadas em dinheiro em um carro com apenas um contador e um motorista. A gangue precisaria viajar disfarçada entre os torcedores da A.S. Roma, indo para Milão para uma partida de futebol, cometer o roubo e depois fugir para Bolonha, utilizando um carro turbinado, para se juntar aos torcedores que retornam. O milanês parece ser duro e esperto, e sua proposta é muito atraente para os pequenos criminosos que têm problemas para levar uma vida "honesta", mas as coisas vão acontecer de maneira diferente.

Confira a programação completa aqui

Acesse e saiba mais: https://festivalcinemaitaliano.com/

Com informações do Festival