A sessão especial do CineADU do dia 18 de outubro de 2023 (quarta-feira) apresentará ao público o curta-metragem “Sabão Líquido” (2023), dirigido por Fernanda Reis e Gabriel Faccini. A exibição será no auditório da ADunicamp, com entrada franca, a partir das 19 horas. Ao final da sessão, haverá bate-papo com os diretores e a mediação será feita pelo professor Gilberto Alexandre Sobrinho (IA/Unicamp).

A sessão se torna ainda mais especial por se tratar de um curta-metragem premiado no cenário do cinema nacional. O filme esteve presente no 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado em agosto de 2023, quando recebeu dois kikitos, sendo um na categoria de melhor desenho de som, entregue a Kiko Ferraz; e o segundo na categoria de melhor ator, entregue ao protagonista Philipe Coutinho.

SOBRE O FILME
O filme conta a história de um homem transportado ilegalmente para o interior do Estado para trabalhar com falsificação de sabão. Após alguns dias isolado, ele começa a ressignificar sua solidão. No elenco além do protagonista, estão alguns nomes conhecidos do cinema gaúcho, como Áurea Baptista, Ederson Carlos e Edu Mendas. O roteiro é assinado pelo diretor Gabriel Faccini.

O curta-metragem é uma produção independente da Pardal Filmes e da Verte Filmes, em co-produção com a Machina Filmes e o KF Studios. O filme foi gravado no município de Maquiné. Com produção executiva assinada por Edu Mendas, Fernanda Reis e Gabriel Faccini.

DIRETORES
Fernanda Reis é fundadora e diretora na Pardal Filmes. Dirigiu alguns curtas independentes, como Tamagotchi, Dublê e Em Caso de Fogo Pegue o Elevador. Gabriel Faccini é diretor da Verte Filmes. Escreveu e dirigiu O Complexo, Necrópolis e Werner e os Mortos.

Com o curta Sabão Líquido, Fernanda e Gabriel foram os vencedores da categoria de melhor direção no Prêmio da Assembleia Legislativa - Mostra Curtas Gaúchos, realizado em agosto de 2023.

FICHA TÉCNICA
Distribuidora: Pardal Filmes e Verte Filmes
Produção: Edu Mendas, Fernanda Reis e Gabriel Faccini
Roteirista: Gabriel Faccini
Elenco: Phillipe Coutinho, Edu Mendas, Áurea Baptista e Ederson Carlos
Direção de Fotografia: Tuane Eggers
Direção de Arte: Richard Tavares e Vanessa Rodrigues
Trilha Musical: Renan Franzen
Trilha Sonora Original: Renan Franzen e Taísa Ennes
Montagem: Joana Bernardes
Desenho de Som: Kiko Ferraz
Classificação: 12 anos

SERVIÇO
CINEADU ESPECIAL
Filme: ‘Sabão Líquido’ (2023)
Data: 18/10 (quarta-feira)
19 horas
Classificação: 12 anos
Exibição do curta e bate-papo com os diretores Fernanda Reis e Gabriel Faccini