No sábado, dia 18 de março, será realizada nova sessão do CineADu 2023. Desta vez, o filme programado é o "Dr. Fantástico (1964)", do diretor Stanley Kubrick. A sessão, que será realizada no auditório da ADunicamp e aberta a comunidade da Unicamp, terá início às 19 horas.

O filme apresenta um general insano que acredita que os comunistas planejam dominar o mundo dá ordens para bombardear a Rússia, iniciando processo de guerra nuclear. Ao mesmo tempo, o presidente e seus assessores do Pentágono tentam desesperadamente parar o processo.

Por que (re)ver um clássico

Inspirados pelos “Labirintos de Stanley Kubrick”, documentário Hamilton Rosa Júnior exibido no dia 11;03. convidamos os cinéfilos do CineAdu à sessão de um clássico do diretor britânico, “Dr. Fantástico”.

Uma breve sinopse é suficiente para caracterizar a atualidade deste longa, lançado em 1964: um general estadunidense paranoico, e que acredita piamente na existência de um complô comunista, ordena um ataque ao território soviético.

Ironia e humor, já a começar pelos nomes dos personagens (o General Jack D. Ripper, por exemplo, é uma clara referência a Jack, o Estripador) permeiam a trama deste clássico tristemente risível e atual.

No entanto, embora o enredo tenha muitos elementos que aproximam essa produção de Kubrick da nossa época, o diretor não previu propriamente o futuro. O mergulho profundo na realidade e na “estética” da guerra fria permitiram então ao diretor representar personagens que infelizmente atravessam o tempo... Destaque para a atuação de Peter Seller que encarna vários papéis de uma extravagante galeria de personagens.

Por profa. Regina Célia da Silva (CEL/Unicamp), Diretora da ADunicamp

Compareçam!!