A sessão desta quarta-feira, dia 08 de março de 2023, reexibirá o filme “A viagem de Pedro” (2022), que abriu a nova temporada do Cineclube da ADunicamp.

A sessão desta quarta-feira (08/03), apresentará o filme “A Viagem de Pedro” (2022), escrito e dirigido por Laís Bodanzky, diretora de importantes filmes da dramaturgia nacional, como “Bicho de Sete Cabeças” (2000), “As Melhores Coisas do Mundo” (2010) e “Como Nossos Pais” (2017). O filme foi exibido no último sábado, dia 04 de março, data que marca a abertura da nova temporada do cineclube da ADunicamp.

O filme se passa em 1831, quando, durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, D. Pedro I, então ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para retornar a Portugal e reclamar o trono, então usurpado pelo irmão mais novo, d. Miguel, a favor de sua filha Maria da Glória . Na embarcação onde se misturam membros da corte, oficiais e serviçais escravizados, Pedro se vê doente e inseguro.

O roteiro e a direção assinados por uma mulher propõe a desconstrução da imagem que a história oficial urdiu do imperador de herói nacional, mostrando-o como homem fraturado, repleto de falhas e frágil.

Pedro é corroído pela culpa, alimentada  por uma carta fictícia de Leopoldina, uma mulher inteligente, sensível  que o amara de fato, e cuja leitura funciona como fio condutor da narrativa.

Destaque para as atuações de Cauã Reymond, também produtor do filme, no papel do monarca, para a excelente Luise Heyer como Leopoldina, e para a representação da multiplicidade de culturas e línguas que compunham o tecido social da época.

Serviço CineADu 2023
Data: 08/03 (quarta)
Horário: 19 horas
Filme: A Viagem de Pedro
Direção: Laís Bodanzky
Ano: 2022