Apresentação teatral bilíngue realizada no Auditório da ADunicamp! O evento será nop próximo dia 04 de dezembro de 2023 (segunda-feira), a partir das 19h30, com entrada gratuita.  

Theatergruppe „Die Deutschspieler“ apresenta | präsentiert: O que aconteceu após Nora deixar a Casa de Bonecas ou Pilares das Sociedades / Was geschah, nachdem Nora ihren Mann verlassen hatte oder Stützen der Gesellschaften / de von Elfriede Jelinek (tradução de G. Eberspächer, A. Neri, L.C. Abdala Júnior e R. Bohunovsky).

Sinopse: Casa de Bonecas, a peça mais conhecida do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, publicada em 1879, termina com sua protagonista Nora abandonando seu marido, Torvald Helmer, e seus três filhos em busca de sua própria visibilidade na sociedade burguesa do século XIX.

100 anos mais tarde, a escritora austríaca Elfriede Jelinek (*1946), vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2004, retoma a vida de Nora que agora busca sua realização pessoal como mulher emancipada. Ambientada na década de 1920, a peça examina a relação entre patriarcado e capitalismo. Reencontramos Nora como operária em uma fábrica têxtil que se torna objeto de especulação entre homens de negócios.

Os personagens de Jelinek não são agentes de suas próprias vontades, eles agem dentro de seus espaços socialmente predeterminados. A protagonista da peça não é a Nora ou os homens poderosos que a cercam – com boas doses de humor ácido, Jelinek encena a própria linguagem, denunciando seu papel na manutenção das relações de poder na sociedade contemporânea.

Sobre o Grupo: Theatergruppe Die Deutschspieler é um grupo formado em 2015 na Unicamp por iniciativa de estudantes e docentes, com o intuito de se aprofundar no estudo da língua alemã por meio da arte. Nos oito anos de existência, mais de 50 pessoas já passaram pelo grupo: estudantes, docentes e funcionários de diferentes unidades da Unicamp, além de alguns membros externos.

O grupo se propõe a encenar peças de autores*as de língua alemã. Nosso diferencial são encenações bilíngues que se dirigem ao público geral interessado, independente de terem ou não conhecimentos de alemão.

 Coordenação geral:
Wanderley Martins (IA) | Norma Wucherpfennig (CEL)

Elenco:
Ana Cláudia Romano Ribeiro
Eleonore Zulnara Freire Setz
Elisabete Pascholati
Fernando Ribeiro
Giordanno Oliveira Padovan
Júlia Ciasca
Larissa de Assumpção
Marcelo Fiorelli
Mauricio Oliveira
Noah Ebert
Raíssa Armelin Lopes
Renata Cabaleiro
Simon Titze
Willians Sena

Acesse aqui para ouvir a trilha sonora