A série ADunicamp CONCERTOS traz para o palco da entidade o show VIOLÃO DE AFETOS, do músico Victor Polo. A apresentação, que será realizado no Auditório da ADunicamp, será no dia 27 de abril (quinta-feira), a partir das 20 horas, com entrada franca e aberto à comunidade da Unicamp. 

Primeiro álbum solo do compositor e violonista Victor Polo, que conta com 12 peças autorais escritas para violão. O trabalho dialoga diretamente com a rica tradição do violão solista brasileiro, tão bem representado por grandes instrumentistas como Garoto, Baden Powell, Marco Pereira, Yamandu Costa, entre muitos outros. Dessa maneira, grande parte dos temas se relaciona ao amplo universo musical brasileiro: tem um pouco de samba, baião, chamamé, valsas… mas não só. Há também peças mais livres, sem um estilo definido, e também uma pitada de jazz.

Uma das principais motivações para compor as músicas foi buscar inspiração em lugares, momentos e pessoas. Todos os temas deste trabalho foram feitos no entusiasmo de transformar em sons os afetos que essas três forças inspiradoras propiciam. “Violão de Afetos” faz referência a esse imaginário: uma tradução sonora, ao violão, do que afeta o compositor.

VICTOR POLO

Natural de Franca/SP, é graduado, mestre e doutorando em música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Atua como compositor, guitarrista, violonista, professor de música e pesquisador acadêmico. Desde agosto de 2022 é professor efetivo, aprovado em concurso público, na FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo).

Com o grupo Telecoteco, participou da gravação do CD “É Hora de Trocar as Válvulas” (2014), que integra a lista dos 100 melhores discos de MPB de 2014 pelo site melhoresdamusicabrasileira.com.br, e realizou shows no SESC e SESI de Curitiba. Com o grupo Trem Doido lançou, em setembro de 2018, o primeiro disco da banda, que conta com releituras de canções do Clube da Esquina, cujo show de lançamento ocorreu no SESC Campinas com a participação especial do compositor e instrumentista Nelson Angelo.

Foi premiado em 2o lugar no “Festival da Canção Brasileira do Sesi” (2018) com a música ‘Sé de Mariana’ (Victor Polo/Carlinhos Campos). Ministrou oficinas de música em festivais na cidade de Campinas/SP e possui artigos acadêmicos publicados com foco em temas relacionados à música popular brasileira, violão e guitarra. Seu último trabalho musical autoral, "Violão de Afetos" , é um álbum de violão brasileiro que apresenta 12 composições escritas para o instrumento.

SERVIÇO
ADunicamp CONCERTOS

Show: Violão de Afeto, com Victor Polo
Data: 27/04 (quinta)
Horário: 20h
Local: Auditório da ADunicamp
Entrada Gratuita