No próximo dia 13 de maio(sábado), o CineADu terá nova Sessão Especial, com a exibição do documentário “Campo Grande é o Céu”, dirigido por Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux. Após a sessão, os diretores, na companhia Professor Gilberto Alexandre Sobrinho (IA/Unicamp), realizarão uma roda de conversa com o público presente. A sessão será no Auditório da ADunicamp, a partir das 19 horas, com entrada gratuita e aberta a comunidade.

Bruna, Jhonatan e Sérgio são um trio com experiência em documentários com temáticas sociais e socioambientais. Foram eles os responsáveis por, através do documentário, apresentar a luta dos residentes de comunidades quilombolas do Beco dos Colodianos, de Casca e dos Teixeiras, em Mostardas (península do Litoral Norte do Rio Grande do Sul), para manter viva a tradição de cantoria dos “Ternos de Santos Padroeiros” e outras heranças de seus ancestrais.

O filme esteve presente na 50ª Edição do Festival de Cinema de Gramado, realizada em 2022, com direito a menção honrosa durante a premiação. Ainda em 2022, o trio de diretores recebeu o Prêmio de Melhor Direção no 13° Festival de Cinema da Fronteira, realizado na cidade de Bagé-RS.

RODA DE CONVERSA
As sessões especiais do CineADu 2023 são divididas em duas partes: exibição do filme e, ao final, roda de conversa. Desta vez não será diferente e, após a exibição do documentário, o Professor Gilberto Alexandre Sobrinho, docente do Instituto de Artes da Unicamp, mediará um bate-papo com Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux, diretores do filme.

Jhonatan Gomes é ator, cantor, arte/educador, produtor cultural, diretor de cinema e natural de Gravataí/RS. Seja na produção ou na atuação, trabalha desde 2014 em festivais de teatro, dança, música e cinema. Em 2021, dividiu a direção do filme “Olhos de Anastácia: Conexões Quilombolas” e, junto à equipe, recebeu o Prêmio Oliveira Silveira e Prêmio Melhor Desenho de Som no II Festival Cinema Negro em Ação e em 2022.

Sérgio Guidoux é realizador audiovisual e documentarista. Começou o trabalho com cinema em 2005 trabalhando na área de som, com som direto e pós-produção. Em 2019 junto com a cacique mbya guarani Julia Gimenes realizou o curta Opy’i Regua, que entrou pra seleção oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes e recebeu prêmios da crítica nas mostras Dialogo de Cinema (RS) e Panorama Coisa de Cinema (BA). Atualmente está finalizando seu segundo longa-metragem, sobre a Feira de Agricultores Ecologistas de Porto Alegre.

SERVIÇO
CineADu Especial: Campo Grande é o Céu
Data: 13 de maio de 2023 (sábado)
Horário: 19 horas
Local: Auditório da ADunicamp
Entrada gratuita