Nesta quarta-feira, dia 15 de março, a ADunicamp realizará a mesa "MULHERIDADES TRANS", com as participações de Sara Wagner York, Luara Souza e Elisa Murgel. A mediação será feita pelas professoras Maria José M. de Mesquita (IG/Unicamp) e Diama Vale (FCM/Unicamp), diretoras da ADunicamp.

O evento, que será realizado no Auditório da ADunicamp, está programado para ter início a partir das 17 horas e terá transmissão simultânea pelo canal da ADunicamp no Youtube. Para assistir, acesse aqui.

Conheça as participantes:

Sara Wagner York ou Sara Wagner Pimenta Gonçalves Júnior é uma pessoa com deficiência visual, doutoranda e mestra em Educação (GENI/ProPEd - com bolsa CNPq) pela UERJ. Ela é especialista em Gênero e Sexualidades; e em Orientação Escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar. Ela também é graduada em Letras (Inglês), Pedagogia, Letras Vernáculas e Jornalismo. É considerada a primeira âncora do jornalismo brasileiro através da mídia TV Brasil247. Foi Voluntária na ONG Britânica Sahir House no Reino Unido (2011/2012). Recebeu a Medalha ALUMNI da Universidade Estácio de Sá (2017). É articuladora da ANTRA e da Rede Campanha Pelo Direito à Educação. É membro do Comitê Científico de Acessibilidade da ANPED. É a segunda secretária financeira da ABETH e, também, é membro cofundadora da CIPAAI - Câmara de Implementação de Políticas Afirmativas Antirracistas e Interseccionais da UERJ.

Luara Souza é estudante de ciências sociais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela é cofundadora do Núcleo de Consciência Trans (NCT), articuladora na gestão do diretório central dos estudantes (DCE) e artista integrante do Ateliê TRANSmoras. Travesti preta, desenvolve seu trabalho nas artes visuais a partir do seu local social, amplamente marcado pelas suas identidades e origem.

Elisa Murgel Nasceu em 1961, em uma família paulistana de classe média. Teve uma infância comum, entre São Paulo e sua casa em Itanhaém, no litoral, estudando em colégios tradicionais. Engenheira Mecânica (1983) e Mestre em Engenharia Sanitária (1991) pela Escola Politécnica da USP, especializou-se em poluição atmosférica e sonora. Trabalhou na CETESB e desde 1987 atua em consultoria autônoma, realizando diversos trabalhos em Engenharia Ambiental, participando de estudos de impacto ambiental (EIA), planejamento urbano, avaliações e medições de ruído e vibrações, bem como estudos de sistemas de controle de poluição sonora, para empresas e instituições do Brasil e exterior.

Foi docente de Qualidade do Ar e Ruído no curso de pós-graduação “Sociedade e Meio Ambiente” da FESP-SP e de “Acústica Ambiental” no curso de Engenharia Ambiental da Universidade Senac, entre outras atividades docentes. Publicou 23 artigos técnicos e 5 livros. Casou-se em 1983, e teve dois filhos, já adultos.

Desde 2013 dedica-se, paralelamente, à fotografia artística, já tendo participado de diversas exposições – coletivas e individual – conseguido alguns prêmios em exposições de artes visuais. Também se dedica à música, tocando blues na guitarra. Pela arte expressou a sua essência feminina, tendo finalmente, aos 58 anos de idade, decidido seguir a sua transição de gênero, passando finalmente a viver como a mulher que sempre foi. Agora divorciada, e afastada de seu núcleo familiar, vem conquistando – e vivendo – sua nova identidade, encontrando assim o caminho de sua felicidade.