A sessão de encerramento do 18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil na ADunicamp será nesta quinta-feira, dia 07 de dezembro de 2023. Serão exibidos dois filmes: a partir das 16 horas, IL Signore Delle Formiche (2022), dirigido por Gianni Amelio; e, às 18h30, La Terra Delle Donne (2022), da diretora Marisa Vallone. As sessões serão no auditório da ADunicamp, com entrada gratuita.

16h - IL Signore Delle Formiche (A Invenção de um Crime)
Direção: Gianni Amelio
Elenco: Luigi Lo Cascio, Elio Germano, Sara Serraiocco, Leonardo Maltese
País: Itália
Ano: 2022
Duração: 130 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos

Sinopse: Itália, anos 60. Aldo Braibanti é um influente dramaturgo condenado por plágio e seu aluno é internado em um hospital psiquiátrico. Inspirado em eventos reais, o filme retrata a história de várias vozes, incluindo familiares, amigos, acusadores e apoiadores, enquanto um jornalista busca a verdade em meio a suspeitas e censuras. Amelio lembra o caso Braibanti denunciando uma Itália homofóbica e intolerante. O filme foi apresentado no 79o Festival de Cinema de Venezam vencedor do Prêmio Brian, NuovoImaie Talent Award para Leonardo Maltese.

18h30 - La Terra Delle Donne (A Terra das Mulheres)
Direção: Marisa Vallone
Elenco: Paola Sini, Valentina Lodovini, Alessandro Haber, Jan Bijvoet
País: Itália
Ano: 2023
Duração: 104 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos

Sinopse: Em uma Sardenha rural durante a Segunda Guerra Mundial, vive Fidela, a sétima filha, uma mulher considerada uma bruxa pela tradição popular. Ela encontra amor e conexão com a terra e a água, mas também enfrenta o desafio de ser diferente em uma sociedade que busca conformidade. Quando Fidela se torna mãe de uma criança confiada a ela, sua vida é transformada e ela descobre a força de sua própria identidade. Uma história envolvente sobre empoderamento feminino, aceitação, maternidade e a busca pela verdadeira liberdade.

Confira a programação completa aqui

Acesse e saiba mais: https://festivalcinemaitaliano.com/