Mais de cem cidades brasileiras já implantaram políticas de transporte gratuito, desmontando a ideia de que esse projeto seria utópico ou inviável. No entanto, a tarifa de transporte coletivo permanece como um poderoso instrumento de exclusão social e racial, estruturando a segregação nos centros urbanos e limitando o acesso a direitos básicos como saúde, educação e cultura.
Para aprofundar esse debate, o podcast Conexão ADunicamp traz Paíque Duques Santarém, militante do Movimento Passe Livre, doutor em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Antropologia Social. Ele é um dos organizadores do livro “Mobilidade antirracista”, e autor de diversas contribuições para a publicação, dentre elas o artigo “Ensaio sobre a mobilidade racista”.
E também contamos com a participação do professor Luciano Pereira, docente na Faculdade de Educação (Unicamp) e segundo vice-presidente da ADunicamp e pesquisa conflitos socioambientais.
Confira esse episódio no player abaixo ou acesse este link.
Você pode assistir/ouvir o videocast #ConexãoADunicamp nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. e, se preferir, acesse pelo Youtube.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Estagiária: Flávia Catusso
Vinheta: Magrão Percussionista
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp
Siga nossas redes sociais!
instagram.com/adunicamp
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
www.youtube.com/@adunicamp-secaosindical3742
Inscreva-se, curta e compartilhe!
0 Comentários