Vem aí o Seminário de Comunicação Sindical da ADunicamp/NPC


A ADunicamp, em parceria com o Núcleo Piratininga de Comunicação, realiza o Seminário de Comunicação Sindical – Mídia e Política no Séc. XXI, de 19 a 21 de maio, em Campinas

O Seminário de Comunicação Sindical – Mídia e Política no Séc. XXI, organizado pela ADunicamp e pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, irá reunir, nos dias 19, 20 e 21 de maio, jornalistas e professores para debater sobre o campo da comunicação em geral e da comunicação sindical em todo o país.

O objetivo é construir um espaço formativo e humanizado para reflexões sobre as perspectivas da área diante do cenário desafiador que vivemos, debater temas, segmentos e linguagens do universo da comunicação sindical, além de compartilhar experiências e estratégias de fortalecimento das iniciativas.

O evento acontece de forma presencial e on-line e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente até dia 12 de maio. Para inscrições online será enviado ao e-mail inscrito link para acesso via plataforma zoom.

Será oferecido aos participantes uma oficina sobre Comunicação Sindical e Mídias Digitais, elaborada pelos profissionais do Núcleo Piratininga de Comunicação. O Seminário acontecerá na sede da Associação de Docentes da Unicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária – Campinas/SP). Vagas limitadas.

Sobre o Seminário

– Interessados devem realizar a inscrição pelo formulário: https://forms.gle/a4NtzUGguwx91NAD6.
– Dúvidas e informações: npiratininga@piratininga.org.br
– Página do evento: https://nucleopiratininga.wixsite.com/seminarioadunicamp

Programação
https://nucleopiratininga.wixsite.com/seminarioadunicamp

19/05
15h – Abertura
17h às 19h
Comunicação no Século XXI: Bia Barbosa, Edgard Rebouças e Laurindo Lalo Leal.

20/05
9h às 12h
Comunicação no Século XXI – Internet, polifonia, controle social e possibilidades emancipatórias: Eugênio Bucci, Márcio Carneiro dos Santos e Diego Dorgam.
Almoço
14h às 15h30
Comunicação Sindical na Década de 20 do Séc. XXI – nos locais de trabalho e de forma remota: Claudia Santiago, Guilherme Mikami e Ricardo Andrade.
16h às 18h
Outra comunicação é possível nos bairros e nas ruas: Claudia Santiago, Nina Fideles e Denise Simeão.

21/05
Oficina Comunicação Sindical e Mídias Digitais: Najla Passos (NPC) e Kátia Marko (NPC)

# Mídias sociais e suas ferramentas
Estratégias para domar o algoritmo e viralizar conteúdos, mobilizar pessoas e criar ações virtuais de sucesso

# Cobertura colaborativa de atividades
Como envolver colaboradores para realizar transmissões ao vivo
A hashtags com o indexador virtual
Ação especial nas redes sociais

# Site como integrador da presença digital
A importância do website para a difusão, organização e registro histórico dos movimentos sociais
Site como articulador de estratégias transmídias de comunicação

Conheça os palestrantes
https://nucleopiratininga.wixsite.com/seminarioadunicamp

Eugênio Bucci
Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).  Foi presidente da Radiobras de 2003 a 2007. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: ética e imprensa, comunicação pública, superindústria do imaginário, informação e cultura democrática. Escreveu, entre outros livros, “O Estado de Narciso” (Companhia das Letras, 2015) e “A forma bruta dos protestos” (Companhia das Letras, 2016), “Existe democracia sem verdade factual?” (Estação das Letras e Cores, 2019) e “A superindústria do imaginário” (Autêntica, 2021).

Laurindo Lalo Leal Filho
Sociólogo e jornalista, professor aposentado da ECA/USP. Pesquisador da área da comunicação, é autor de livros e artigos sobre o tema. Atualmente integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a direção do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Claudia Santiago
Jornalista e professora de História Núcleo Piratininga de Comunicação. Co-autora dos livros “Comunicação Sindical: a arte de falar para milhões”,”Dicionário de Politiquês”, “Experiências em Comunicação Popular no Rio de Janeiro” e org. dos livros “Vila Nova: vida e obra de um militante” e “Almanaque da Comunicação Sindical e Popular no Rio de Janeiro”. É coordenadora editorial da Editora NPC e do Curso de Comunicação Popular do NPC. Curadora dos Cursos Anuais do NPC.

Bia Barbosa
Bia Barbosa é jornalista, especialista em direitos humanos pela USP e mestra em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-SP. Integra o Intervozes e a Coalizão Direitos na Rede.

Edgard Rebouças
É professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) onde coordena o Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, diretor de Relações Internacionais da Intercom (2020-2023) e coordenador de Pesquisa da Rede Nacional de Combate à Desinformação – RNCD.

Nina Fideles
Jornalista. Foi editora do Jornal
Sem Terra, coordenadora da Radioagência NP, além de repórter na Revista Sem Terra e editora de algumas publicações infantis do MST. Desde março de 2019 passou a integrar a direção geral do jornal Brasil de Fato, onde está até hoje.

Diego Dorgam
Graduado em Gestão de TI, com ampla experiência em administração pública e privada, especialista em automação, desenvolvimento ágil e governança de TI. Entusiasta da cultura DevOps, promovendo o modelo de funcionamento Chatops com integrações entre aplicativos e plataformas web, além de especialista e palestrante sobre Inteligência Artificial open Source, processamento de linguagem natural, Deep Learning e BlockChain.

Márcio Carneiro dos Santos
Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. Estágio de Pós Doutorado na UNB na linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFMA. É coordenador do LABCOM- Laboratório de Convergência de Mídias.

Najla Passos
Jornalista, mestre em Linguagens/Estudos Literários e Culturais e doutoranda em Comunicação na UFJF. É professora de Mídias Digitais do Núcleo Piratininga de Comunicação.

Kátia Marko
Jornalista, editora do Brasil de Fato RS, diretora do Sindjors, coordenadora do NPC. Trabalha com comunicação sindical há 26 anos.

Guilherme Mikami
Jornalista, cientista político. Cofundador da agência de comunicação sindical Abridor de Latas, especializada em criação de campanhas e ações de grande alcance para a defesa dos direitos dos trabalhadores.

Ricardo Andrade
Jornalista no SINTPq (Sindicato dos Pesquisadores/SP), mestrando em comunicação pela PUC-Campinas, ex-coordenador do Coletivo de Comunicação da CUT Subsede Campinas e criador da página @sindicato.dos.memes no Instagram. Pesquisa a midiatização da comunicação sindical e as práticas comunicacionais bem-sucedidas adotadas por grandes entidades.

Denise Simeão
Jornalista, mestre em Mídia e Artes pela PUC/Campinas, militante feminista. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias alternativas, midiativismo, redes sociais, feminismo e ciência política.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *