Moção contra homenagem a Olavo de Carvalho recebe apoios de Docentes, Ex-reitores e Professores Eméritos da Unicamp


A pedido do professor Caio Toledo (IFCH), a ADunicamp publica novamente a moção aprovada pelo CR (Conselho de Representantes) da entidade ‘Contra a Homenagem a Olavo de Carvalho’, encaminhada ao prefeito Dário Saadi (Republicanos), agora com cartas de apoio de docentes da Unicamp.

A proposta de instalação de um busto do escritor e astrólogo Olavo de Carvalho, ideólogo da extrema-direita e negacionista da ciência, foi idealizada pelo vereador Nelson Hossri (PSD).

Confira abaixo a moção na íntegra e as mensagens de os/as apoiadores/as:

MOÇÃO CONTRA A HOMENAGEM A OLAVO DE CARVALHO

Por meio desta Moção, aprovada pelo Conselho de Representantes da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp), os docentes reunidos no dia 23 de fevereiro de 2022 solicitam, respeitosamente, que o Exmo. Senhor Prefeito de Campinas não concretize uma proposta a ele encaminhada que visa à construção e instalação na cidade de um busto em homenagem ao sr. Olavo Luiz Pimentel de Carvalho.

Consideramos injustificável e descabida a aludida proposta de homenagem, pois uma análise criteriosa da trajetória jornalística do sr. Olavo de Carvalho demonstra que o ensaísta não reúne nenhuma qualificação científica, cultural, política ou moral para ser honrado pela população de Campinas.

Ideólogo da extrema direita brasileira, sempre defendeu veementemente a ditadura militar e, incondicionalmente, apoiou a política de terror que – notadamente, a partir do AI 5 – se manifestou por prisões arbitrárias, desaparecimentos e assassinatos, assim como pelo sistemático exercício da tortura contra brasileiros e brasileiras que lutavam pela redemocratização do país.

Lembre-se que, nos anos recentes, o blogueiro foi um destacado porta-voz de setores da direita radicalizada que – nas ruas e nas redes sociais – continua defendendo a volta dos militares ao poder, um novo AI 5, o fechamento do STF e do STE, a censura aos meios de comunicação, o fechamento de partidos políticos de oposição e a sistemática repressão a toda forma de pensamento crítico e democrático.

Destituídos de qualquer consistência científica e filosófica, os escritos do astrólogo-ensaísta e autoproclamado filósofo buscam desqualificar decisivos sistemas filosóficos, desde o pensamento clássico à atualidade, e desdenham as descobertas e contribuições científicas de Newton, Giordano Bruno, Galileu e outros.

Recentemente, em janeiro de 2019, publicou um vídeo em que, de forma canhestra e caricatural, tenta “refutar” a teoria da relatividade e o heliocentrismo. Em várias ocasiões, afirmou também não ter conseguido encontrar nada que refute o terraplanismo. Nos meios acadêmicos e culturais sérios e responsáveis, é consensual que o conjunto de escritos assinados pelo sr. Olavo de Carvalho mais se aproxima do obscurantismo, da bizarrice, do ressentimento e da irrelevância cultural e científica.

Examinemos, por exemplo, como o astrólogo-ensaísta trata a grave e dramática situação de saúde que afeta todo o planeta.

Diante do avanço da crise sanitária representada pela Covid-19, os escritos e falas desse panfletário sempre negaram a sua dramaticidade e jamais se comoveram com as milhões de mortes em todo o mundo – seja no conjunto do país, seja na cidade de Campinas. Como um dos expoentes do negacionismo científico e um crítico radical da vacinação contra a Covid-19, afirmou em 23/4/2020: “essa campanha para nos proteger da pandemia é o mais vasto e mais sórdido crime já cometido contra a espécie humana inteira”. Ou ainda: “O medo de um suposto vírus mortífero não passa de historinha de terror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel”. Outras tantas afirmações ignominiosas como essas foram por ele escritas e difundidas em suas lives, entrevistas, e por blogs de direita que ainda o apoiam, incondicionalmente.

Impõe-se, pois, a indagação, Exmo. Senhor Prefeito: é aceitável e responsável que a cidade de Campinas renda algum tipo de homenagem a quem, de forma sistemática e fanatizada, repudia os valores democráticos e nega a contribuições da ciência e da tecnologia que, socialmente aplicadas por governos democráticos, podem beneficiar a saúde e salvar a vida de milhões de homens e mulheres?

Por último, entendemos que a notoriedade nacional alcançada pelo cidadão campineiro Olavo de Carvalho não deve ser justificativa para ser ele homenageado pela Prefeitura desta cidade, cuja população preza as liberdades democráticas e deseja uma sociedade mais justa, mais tolerante e mais solidária.

CARTAS DE DOCENTES DA UNICAMP AO PREFEITO DE CAMPINAS, CONTRA A VEXATÓRIA HOMENAGEM À OLAVO DE CARVALHO

EX-REITORES E VICE-REITOR

  • HERMANO TAVARES

Sr. Prefeito de Campinas / Dr. Dário Saad, 
Concordo integralmente com a mensagem que lhe foi encaminhada pelo Professor Alvaro Crosta.
Solicito igualmente que tal homenagem não prospere. 
Atenciosamente.
Hermano Tavares

  • CARLOS VOGT

Colegas, amigas e amigos,
Nenhuma homenagem cabe neste caso! Favorável à moção, contra o despropósito!
Abraços,
Carlos Vogt

  • MARCELO KNOBEL

Exmo. Senhor Prefeito, Dário Jorge Giolo Saadi
Estou plenamente de acordo com a moção aprovada pela Adunicamp, contra a homenagem a uma pessoa que não deu absolutamente nenhuma contribuição ao mundo, ao país, e muito menos à cidade de Campinas. Sou veementemente contrário a esta pretensa homenagem, que certamente teria consequências muito ruins para a imagem da cidade.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Marcelo Knobel

  • ALVARO CRÓSTA

Sr. Prefeito de Campinas Dr. Dario Saad
Venho encaminhar, e reiterar de modo enfático, a Moção em anexo, aprovada em Assembleia do CR da ADunicamp em 23/02/2022.
Destaco a natureza injustificável e descabida da referida proposta de homenagem, conforme está bem fundamentado no texto da Moção.
Não podemos permitir que a nossa querida cidade de Campinas seja submetida a uma situação vergonhosa e vexatória na eventualidade dessa homenagem prosperar.
Atenciosamente, 
Prof. Alvaro P. Crósta
Instituto de Geociências da UNICAMP – Ex-Coordenador Geral (vice-reitor) da UNICAMP (2013-2017) – Campinas, SP – Brasil

HONORIS CAUSA

  • ELZA SALVATORI BERQUÓ

Exmo. Sr. Prefeito de Campinas 
Dr. Dario Saad
Na qualidade de Doutora Honoris Causa da UNICAMP, manifesto meu total apoio à Moção aprovada em Assembleia do Conselho de Representantes da ADunicamp no dia 23/02/2022, sobre a proposta de construção de um busto em homenagem ao sr. Olavo de Carvalho, idealizador da ditadura militar.
Seria uma injustiça inadmissível permitir que a cidade de Campinas homenageie este ideólogo sem nenhuma relevância cultural e científica, como muito bem descrito na Moção do Conselho de Representantes da Associação de Docentes da Unicamp, que segue em anexo. 
Atenciosamente, 
Elza Salvatori Berquó
Pesquisadora NEPO/Unicamp

PROFESSORES EMÉRITOS

  • ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE

Prezado Sr. Prefeito de Campinas Dr. Dário Saadi,
Venho pela presente anunciar o meu completo apoio à carta da ADunicamp sobre Olavo de Carvalho.
Fui uma vez homenageado como Cidadão Honorário de Campinas e caso se perpetue a oferenda ao referido Olavo de Carvalho, homem indigno da nacionalidade brasileira, terei que pedir exoneração de meu título.
Atenciosamente,
Prof. Rogério Cezar de Cerqueira Leite

  • DERMEVAL SAVIANI

Sr. Prefeito de Campinas, Dr. Dário Saad:
Tendo recebido da Câmara Municipal o honroso título de cidadão campineiro e na condição de e ex-Diretor Associado da Faculdade de Educação e Professor Emérito da UNICAMP, venho à sua presença para reiterar incisivamente os termos da Moção aprovada pela Associação de Docentes da UNICAMP que lhe foi enviada pelo Vice-Reitor, Prof. Álvaro Crósta. De fato, como cidadão honorário de Campinas não posso aceitar o opróbrio de ver nossa cidade homenageando alguém que se caracterizou pela defesa da barbárie contra o mais comezinho princípio da dignidade humana.
Atenciosamente,
Dermeval Saviani,
Prof. Titular Colaborador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP.

  • MARIA STELLA MARTINS BRESCIANI

Tenho certeza de que o Sr. Dário Jorge Giolo Saadi seja uma pessoa de bom senso…. Esperamos dele uma rejeição enérgica e definitiva.
Cordialmente
Maria Stella Bresciani, IFCH

  • RODOLFO ILARI

Ao exmo. Sr. Dr. Dário Jorge Giolo Saadi
M.D. Prefeito Municipal da Cidade de Campinas
Senhor Prefeito,
Olavo de Carvalho fez circular em 2020 a seguinte frase em seu Twitter:
“O medo de um suposto vírus mortífero não passa de historinha de terror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel”.
É uma amostra mortífera da “profunda sabedoria” com que nos presenteou esse pretenso filósofo que alguns querem ver homenageado com um monumento nesta cidade.
A função dos monumentos é preservar a memória de quem promoveu avanços no conhecimento, na busca de uma convivência mais humana, na promoção de um mundo mais justo. Olavo de Carvalho fez exatamente o oposto, por isso a iniciativa de um monumento é absurda e indecorosa; a cidade de Campinas tem um nome para honrar e não merece ser associada a homenagens desse tipo.
Do senhor, que além de Prefeito Municipal de Campinas, é um médico respeitado, espero sinceramente que atue para que esse projeto absurdo não prospere. Rodolfo Ilari,
eleitor em Campinas,
Professor Colaborador,
Professor Emérito da Unicamp.

  • CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

Ao Sr. Prefeito da Cidade de Campinas,  
Sou natural do Rio de Janeiro, mas vivo em Campinas desde 1973.
Sou professor emérito da UNICAMP. E mesmo aposentado desde 1967 sigo trabalhando como “professor colaborador“.
O atual Governo tem pautado a maior parte de suas ações não apenas por lastimáveis atos políticos, como também por uma coleção de atos culturais de tal baixo nível que o Brasil a cada dia mais torna-se o modelo das nações menos culturalmente dignas de qualquer atenção.
Soube que esta Prefeitura pretende construir um busto em louvor a Olavo de Carvalho.
Confio em sua pessoa e espero que a municipalidade não cometa este atentado de visível comprovação de ignorância cultural. 
Neste sentido, venho unir-me a outros companheiros de trabalho da UNICAMP e a outras pessoas desta Cidade, deste Estado e deste País.
 atenciosamente, Carlos Rodrigues Brandão

  • ANTÕNIO AUGUSTO ARANTES NETO

Junto-me à oportuna manifestação ora encaminhada pela ADunicamp à Prefeitura Municipal de Campinas no sentido de que o Poder Público Municipal não dê andamento ao pedido esdrúxulo de que erga monumento à memória de um charlatão, que prestou grande desserviço ao país ao atiçar, incansavelmente, o fogo que vem consumindo a vida de mais de 650 mil pessoas de todos os grupos etários, gêneros, etnias e regiões do Brasil, em pouco mais de um ano e meio de pandemia; alguém que regozijou-se insultando a inteligência das pessoas de bom-senso, propagando absurdos fantasiosos e mentiras maldosas, em defesa de seus próprios interesses e dos de seus acólitos. 
Campinas é um marco nacional na defesa da ciência, das artes e da inovação. Ginásio Culto à Ciência, monumento Paulista e Campineiro, tanto por mérito de sua arquitetura, quanto por ter abrigado o pensamento Positivista de Auguste Comte.
UNICAMP e PUCCAMP, dois baluartes em defesa do progresso das ciências, letras e artes. Berço de Carlos Gomes, e cidade de músicos de todos os gêneros. Que sentido há em homenagear um terraplanista do século 21, em ambiente dessa estatura?
Antônio Augusto Arantes Neto
Professor Emérito da UNICAMP. 
Ex-Presidente do IPHAN, CONDEPHAAT e CONDEPACC, ABA e ALA

  • JOSÉ MÁRIO PEREZ

    Sr. Prefeito de Campinas
    Dr. Dario Saadi
    Manifesto meu apoio à MOÇÃO aprovada pelo Conselho de Representantes da Associação de Docentes da Unicamp relativa a qualquer tipo de homenagem ao Sr. Olavo de Carvalho. 
    Atenciosamente
    José Mario Martínez,
    Professor Emérito IMECC-UNICAMP

EX-DOCENTES

  • PAULO SÉRGIO PINHEIRO

Excelentíssimo Senhor
Doutor Dário Saadi
Prefeito de Campinas 
Senhor Prefeito, durante o período de 1971 até 1983 tive a honra de ser professor de ciência política, chefe de departamento de ciências sociais e diretor do Arquivo Edgard Leunroth de História Social, na UNICAMP.
Laços familiares de minha mulher e filhos me ligam estreitamente a Campinas faz 50 anos.
Durante muito tempo, tive a satisfação de viver em Campinas e pude me aproveitar da vibrante vida cultural da cidade, com seu formidável legado de de história republicana e civilização.
Duas das melhores universidades brasileiras, a UNICAMP e a PUC- Campinas estão ali situadas com sua vasta quantidade de docentes e de estudantes. Campinas é uma cidade da ciência.
Seria lamentável que Campinas venha homenagear um embusteiro, o sr.Olavo de Carvalho,  que viveu a vida e inteira fazendo pregações contra a ciência. Campinas igualmente tem uma larga tradição de democracia , que seria maculada pela celebração daquele que foi um arauto  e ativo promotor do autoritarismo com sua esteira de obscurantismo  e ódio.
Desse modo, venho expressar minha total identidade com a moção da ADUNICAMP apelando a V. Exa. para  a anulação daquela homenagem.
Aproveito para expressar meus protestos de elevada estima e distinta consideração, despedindo-me muito.
atenciosamente,
Paulo Sérgio Pinheiro 

  • MARIA MANUELA DA CUNHA

Sr. Prefeito de Campinas 
Dr. Dario Saad
Apoio a moção contra qualquer homenagem a Olavo de Carvalho
Manuela Carneiro da Cunha

DOCENTES EM ATIVIDADE

  • LUIZ CARLOS DIAS

Excelentíssimo Dr. Dario Jorge Giolo Saadi, Prefeito de Campinas,
Venho por meio desta, manifestar meu total apoio à Moção aprovada em Assembleia do Conselho de Representantes da ADunicamp no dia 23/02/2022, contra a vergonhosa proposta de homenagem ao Sr. Olavo de Carvalho.
Cordialmente,
Luiz Carlos Dias
Professor Titular do Instituto de Química (Unicamp)
Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)
Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (Presidência da República)

  • SUZI FRANKL SPERBER

Excelentíssimo Senhor Dário Jorge Giolo SaadiPrefeito Municipal de Campinas, São Paulo.
Como docente da Unicamp desde 1975, atual professora colaboradora tanto no IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) como no IA (Instituto de Artes), manifesto meu mais irrestrito apoio à MOÇÃO (anexada), que a direção da Adunicamp acaba de enviar a seu Gabinete.
A homenagem a Olavo de Carvalho significará um escárnio à população da cidade de Campinas! 
Respeitosamente,
Suzi Frankl Sperber 
Profa. Titular em Teoria e Crítica Literárias. IEL e IA UNICAMP 

  • RACHEL MENEGUELLO

Exmo. Senhor Prefeito, Dário Jorge Giolo Saadi
Venho reiterar, de modo enfático, a Moção em anexo, aprovada em Assembleia pela ADunicamp em 23/02/2022, que afirma a descabida proposta de homenagem.
Com firme indignação, pergunto, como a cidade de Carlos Gomes e de Guilherme de Almeida, entre outras personalidades que contribuíram para a humanidade tornar-se mais sábia, pode aventar homenagear alguém sem qualquer contribuição positiva ao país e a essa cidade?
Saudações cordiais
Rachel Meneguello
Professora Titular em Ciência Política e atual Pró-Reitoria de Pós-Graduação

  • ITALA LOFFREDO D´OTTAVIANO

Excelentíssimo Senhor
Dr Dário Jorge Giolo Saadi
Prefeito Municipal de Campinas
São Paulo.
Como cidadã campineira, fiquei profundamente abalada quando tomei ciência da proposta que lhe foi entregue, por vereador de nossa cidade, de homenagem a ser prestada ao Sr. Olavo de Carvalho.
Manifesto aqui meu irrestrito apoio à Moção da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Campinas – ADunicamp, aprovada em Assembleia da entidade em 23 de fevereiro passado e contrária à pretensa homenagem, e reitero enfaticamente seus termos.
Olavo de Carvalho representa, para nós, o negacionismo filosófico-científico, o autoritarismo, o obscurantismo e a apologia da barbárie, do ódio e do desrespeito à dignidade humana. Qualquer homenagem a esse senhor, em nome de nossa cidade, seria vergonhosa e vexatória.
Sempre tive muito orgulho em ser campineira, em ter sido Secretária de Educação do Município (período 1976-1977) e em ter dedicado minha vida profissional e acadêmica à Unicamp. Como membro eleita de relevantes academias filosóficas brasileiras e internacionais, posso afirmar, sem qualquer restrição, que esse senhor, que se intitulava “filósofo”, nunca teve qualificação intelectual e cultural para ser sequer considerado pela comunidade filosófica nacional e internacional.
Estou certa de que VSa será sensível a nosso apelo e desconsiderará a referida proposta de homenagem.
Atenciosamente,
Prof. Itala M. Loffredo D’Ottaviano
Professora Titular (Colaboradora) em Lógica e Fundamentos da Matemática – IFCH, Unicamp
Ex-Pró-Reitora de Pós-Graduação 

  • LUIS BENEDICTO LACERDA ORLANDI

Como outros colegas meus e meus próprios sentimentos, Venho encaminhar, e reiterar de modo enfático, a Moção em anexo, aprovada em Assembleia do CR da ADunicamp em 23/02/2022. 
Destaco a natureza injustificável e descabida da referida proposta de homenagem, conforme está bem fundamentado no texto da Moção.
Não podemos permitir que a nossa querida cidade de Campinas seja submetida a uma situação vergonhosa e vexatória na eventualidade dessa homenagem prosperar.
Atenciosamente, 
Prof. Luiz Benedicto Lacerda Orlandi
Co-fundador do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP – Ex-Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP (1984-1988). 

  • RICARDO ANTUNES

Acompanho integralmente a mensagem do Prof. Alvaro Crósta, que segue abaixo, em apoio à importante Moção que a Direção da ADUNICAMP encaminhou ao Prefeito de Campinas.
Atenciosamente
Prof. Ricardo Antunes
Professor Titular em Sociologia IFCH-UNICAMP


5 Comentários

Carlos Raul Etulain

manifesto o meu repúdio a essa proposta tão indigna e equivocada!

Ursula Paula Renó Soci

Contra qualquer homenagem a esta pessoa .

Adalberto B. M. S. Bassi

Excelente iniciativa! Ser de extrema direita já é um absurdo, mas existem pessoas cultas e capacitadas que, infelizmente, assim se posicionam. No caso em pauta, trata-se, além disso, de um total ignorante, um farsante, alguém incomparavelmente inferior, sob o aspecto intelectual, por exemplo a um Aleksandr Dugin, considerado um dos inspiradores de Putin. É uma vergonha moral e intelectual que tantos brasileiros se inspirem nos escritos de Olavo de Carvalho.

Elza O A Muscelli Berardi

Com certeza este sujeito não merece uma homenagem em lugar algum! Apoio a Moção que a Direção da ADUNICAMP encaminhou ao Prefeito de Campinas.

Jeanne Marie Gagnebin

Não entendo como se pode chegar a uma proposta de homenagem tão esdrúxula: não engrandece a cidade de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *