ADunicamp reúne especialistas em debate sobre o Future-se


A ADunicamp realiza no próximo dia 19 de setembro, a partir das 19h em seu auditório, o debate “Future-se: objetivos do Governo Federal e os impactos no ensino superior brasileiro”.  O projeto Future-se, recentemente apresentado pelo governo Bolsonaro, pretende mudar estruturalmente o sistema federal de ensino superior público, e aponta para o estrangulamento financeiro dessas universidades com contingenciamento de seus orçamentos.
Participarão do debate, que será intermediado pela diretora da ADunicamp e professora do IEL/Unicamp Edwiges Morato, as professoras Margarida Salomão, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Maria Carlotto da Universidade Federal do ABC.
Margarida Salomão, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais desde 2013, é também presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades. Maria Carlotto, que tem se dedicado a estudar em profundidade as implicações e riscos do Future-se, é a atual presidente da Associação dos Docentes da UFABC.
ATAQUE ÀS IFES
O Future-se, apontam especialistas, foi apresentado em julho de 2019 pelo governo Bolsonaro em meio a uma sucessão de ataques na tentativa de desmoralizar as IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), no contexto da chamada guerra cultural-ideológica que envolve o próprio ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Em meio a essa guerra, o governo anunciou cortes elevados e contingenciamentos dos orçamentos das IFES (em média, 30%), criando uma situação dramática para o funcionamento dessas universidades.
A importância de debatermos essa questão dentro das universidades públicas brasileiras reside, sobretudo, nos riscos do Future-se para a manutenção do ensino público de qualidade e da autonomia universitária, para a preservação dos princípios democráticos das instituições de educação e pesquisa e da própria soberania nacional”, afirma a professora Edwiges Morato.
SERVIÇO
Debate: Future-se: objetivos do Governo Federal e os impactos no ensino superior brasileiro
Data: 19/09 (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Auditório da ADunicamp
Transmissão ao vivo: www.facebook.com/ADunicamp e www.youtube.com/ADunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *