A Unicamp, em Carta Aberta à Comunidade, acaba de anunciar a realização de consulta junto aos docentes, pesquisadores e técnico-administrativos, com o objetivo de “identificar condutas e comportamentos que caracterizam as relações de trabalho” na Universidade. A consulta, que será encerrada no dia 31 deste mês de agosto, é uma das ações determinada pelo TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que a Reitoria da Unicamp assinou junto ao Ministério Público do Trabalho, em 2015, depois de ampla investigação sobre denúncias de assédio moral na Universidade.
As denúncias sobre assédio moral foram recebidas e encaminhadas ao Ministério Público pela ADunicamp e pelo STU, entidades que realizaram um amplo debate sobre assédio moral na Universidade, ao longo dos últimos anos (leia mais aqui).

Em 24 de junho de 2015, com a presença de mais de 250 professores, funcionários técnico-administrativos e alunos, foi realizada uma audiência pública promovida pelo Ministério Público, que cinco anos antes já havia aberto investigação sobre assédio moral na Unicamp, com base em denúncias de “tratamento humilhante” contra funcionários, encaminhadas pelo STU.
Assim, em setembro de 2015, por determinação do Ministério Público, a Reitoria assinou o TAC 303.2015 (veja aqui) que, em um de seus itens (item ‘L’ da Cláusula Segunda), prevê que a Universidade deve realizar consultas semestrais junto à comunidade acadêmica sobre “a qualidade do relacionamento entre chefia e subordinados”.

PARTICIPE DA CONSULTA!

A consulta é realizada pela DGRH (Diretoria Geral de Recursos Humanos) da Universidade e a Diretoria da ADunicamp incentiva todos os docentes a participarem.
Veja, abaixo, a íntegra da Carta Aberta enviada pela Universidade, com as informações sobre a consulta e o passo a passo para participar dela, com garantia de sigilo sobre a identidade dos participantes:

“Carta Aberta à Comunidade

A Unicamp deseja conhecer, avaliar e entender a qualidade de suas relações de trabalho. Para isso, um questionário foi elaborado por um grupo de funcionários e pesquisadores do tema na Universidade.
O formulário estará disponível até 31/8 a todos os servidores (docentes, pesquisadores e técnico-administrativos) de todas as Unidades e Órgãos da Unicamp.
O objetivo dessa ação é identificar condutas e comportamentos que caracterizam as relações de trabalho na Unicamp, de modo a promover melhorias e contribuir para a eliminação de possíveis práticas abusivas.
Para responder ao questionário é necessário estar logado na conta Google Unicamp. Trata-se do mesmo usuário e senha usados para acessar o e-mail @unicamp.br. Caso esteja conectado ao Google usando uma conta particular (@gmail, por exemplo) é necessário se desconectar antes de acessar o endereço www.dgrh.unicamp.br/relacoes-trabalho. Os dados colhidos serão tratados com padrões profissionais de sigilo e os respondentes não serão identificados nas análises.
Sua participação é de extrema importância para que essa iniciativa seja bem-sucedida.
Agradecemos sua atenção e nos colocamos à disposição através do e-mail dgrhdpd@unicamp.br.”

Acesse aqui e leia o boletim na versão PDF
 

Tags: , , ,